quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Ler é bom... mas ler o que?


Ler é bom... mas ler o que?



Vejo muitas campanhas incentivando a leitura de livros, que tal prática é forma de "criar bons cidadãos, incentiva o raciocínio e a imaginação" . Eu também creio que isso seja verdadeiro, mas não de qualquer jeito, ou seja, não é o fato de ler qualquer livro que vá formar bons cidadãos e ajudarão ao amadurecimento intelectual das pessoas.

Mas o que as pessoas estão lendo? Livros que estão sempre em evidência na mídia são de ficção, com contos de bruxos, magos, fantasmas e coisas do gênero, fazendo as pessoas "viajarem" num mundo de fantasias! E outro gênero literário que está no topo de vendas é o de auto-ajuda. Na minha opinião, estes dois gêneros literários (ficção e auto-ajuda) têm, pelo menos um ponto em comum: o de misturarem o que é real (fato) com imaginário e obscuro. Poço citar duas obras que causaram muito impacto: "O código da Vinci" de Dan Brown e "O Segredo" de Rhonda Byrne.

"O código da Vinci" tornou-se, para muitos, um livro de História, uma fonte de referencia. Nele, Brown coloca de uma forma romanceada algumas teorias como se fosse fatos comprovados, como a de que Jesus e Maria Madalena tivessem se casado e tiveram uma filha. A fonte pela qual Brown coloca tal hipótese é um evangelho apócrifo de Filipe, no qual afirma que Jesus preferia a discipula Madalena aos outros apóstolos, e que estes ficavam enciumados. O problema é que este evangelho de Filipe é muito posterior aos tempos de Jesus (cerca de 200 anos), então não se trata de uma fonte fiel para afirmar tal tese. Não estou nem afirmando nem negando que Jesus teve um relacionamento com Madalena, pois não há documentos históricos para confirmar ou negar tal fato, e talvez nunca teremos. O que de fato quero expor é que Brown misturou acontecimentos com hipóteses e imaginações, de tal maneira que o leitor que não tem um conhecimento de história que toma tudo o que está no "Código" como se fosse real, tomado como um verdadeiro livro de história, que mais é estória...

Outro grande best-seller é o livro da filósofa australiana Rhonda Byrna, "O Segredo". O segredo da humanidade, segundo a autora, foi descoberto por grandes gênios, como Sócrates, Aristóteles, Platão, Bethoven, Einstein, entre outros e que este segredo era a fonte para a felicidade. "O segredo é a lei da atração", diz Byrne, com colaboração de homens que dizem conhecer o segredo. A base de toda a filosofia d' O Segredo é de que nosso cérebro funciona como uma antena e que tudo o que queremos temos que pensar na mesma frequência para obtê-las. E ainda mais: que a partir dos pensamentos este altera todo o Universo (isso mesmo, o Universo) e que este passará a trabalhar em favor da nossa vontade ( e interessante que não importa o pensamento de outras pessoas). Para dar aval a todo esse "Segredo", diz que tudo é amparado pela Mecânica Quântica, e dizem contar em seu grupo a presença dos "melhores físicos quânticos do mundo". Primeiramente, a mecânica quântica NÃO dá suporte nenhum aos que eles dizem, o que ocorre é uma deturpação do seu ponto principal: que é do fato do observador interferir na experiência, mas NÃO segundo a vontade do observador, como afirmam os físicos do segredo. E outra coisa, os ditos físicos NÃO SÃO de grande relevância acadêmica como os autores afirmam. O "grande Segredo" é escrever livros com dizendo que é pensando que se ganha tudo o que quer, com palavras bonitas, dificeis, que não dizem nada com nada e venderá milhões de livros! Por isso Ana Maria Braga fala sempre do Segredo, já deve ter vendido muitos livros com DVD's, ela entendeu muito bem o Segredo...


Por que os autores de tais gêneros literários vendem vendem tanto?

Primeiro colocam uma capa bonita, de luxo, feito de papel de boa qualidade.
Segundo: misturam coisas certas com erradas, de tal modo que as pessoas não sabem distinguir quem é quem.

Depois se propoem a querer apresentar fórmulas mágicas, fáceis para se resolverem problemas e obter as coisas, como se o leitor fosse o centro do Cosmo, e que tudo responde à sua vontade. Esta é bem atrativa pois o ser humano esta sempre inclinado a acreditar que o mundo gira ao seu redor, que ele é especial para D'us.

Todo mundo quer aprender e obter as coisas a base de pouco esforço.

É fácil entender que os tipos de livros que estão entre os mais vendidos, e ocupam muito mais espaço nas prateleiras das livrarias comparado com os de filosofia, física, matemática e biologia.
Muitas pessoas não querem sair de suas ilusões e que tenha ameaçado seu "Castelo de sonhos" desabando ao ler um Spinoza que nos mostra que somos uma parte da Natureza, de que não existem milagres, que não são rituais que tornam uma pessoa melhor; ou Darwin que nos mostrou que somos resultado de uma cadeia de evolução do mais apto e que somos provenientes de outras espécies ditas inferiores; Galileu que tirou a Terra do centro do Universo; e Giordano Bruno ao falar que o Universo não tem centro e que nós não somos únicos e especiais, e que podem existir outros lugares no Cosmo que existe seres como nós. Ou Carl Sagan afirma que somos uma poeira no Universo...


Como identificar os melhores livros?

Se um livro for best seller, sucesso de vendas, se estiver bem na entrada da livraria com muitos exemplares e em edição de luxo é LIXO. O livro bom é lido por poucos, raramente reeditado, raramente encontrados. São livros maçantes, sem sensacionalismo, frios.
Como o vinho de qualidade, quanto mais antigo de safra boa melhor.