domingo, 11 de novembro de 2007

O mundo foi feito para o ser humano?

O mundo foi feito para o ser humano?



Na visão de muitas pessoas, na maioria seguidores das religiões monoteístas (judaísmo, cristianismo e islãmismo) essa pergunta teria uma resposta positiva. Mas afinal, essa resposta é de fato correta?

Como disse, grande parte dos adeptos das religiões que mencionei, de fato acreditam que o Universo foi criado em vista do homem e que apenas este tem um cuidado especial dado por D'us. Esses crentes se baseiam em passagens bíblicas do tipo "D'us criou dois grandes luzeiros para que separem os dias e as trevas, para contar os tempos." e que os animais servem para serem domesticados e servirem de alimento.

Como já abordei em outros tópicos, a bíblia NÃO deve ser lida e interpretada ao 'pé da letra', pois ela está escrita sob forma de parábolas, linguagem simbólica e que, na ausência de um conhecimento científico, acaba nos levando a interpretações perigosas e leva para a irreligião, e um conhecimento sobre a divindade. A bíblia foi escrita na linguagem do homem (homem médio).





A imensidão do Universo


Observando o Universo a nossa volta, o que vemos? Existem milhões de galáxias, e nessas milhares de estrelas, muitas destas formando sistemas solares parecidos com o nosso. Estrelas com tamanhos de cerca de até 100 vezes o tamanho de nosso Sol, sem contar com quasares, matéria escura, buracos negros. Galáxias que estão a milhões de anos-luz de nós (viajando a maior velocidade que é a da luz, levaremos milhões de anos para chegar até lá!). Será que esses milhões de estrelas foram criadas apenas em vista de nós seres humanos? O que é o homem comparado com o tamanho do Universo? Só para ilustrar, se considerarmos o Sol como uma laranja, a Terra é do tamanho de um grão de areia! E o tamanho nosso comparado com o tamanho da Terra? Cerca de 100000000000000000000 vezes menor! Somos uma poeira literalmente! Então não faz o menor sentido adimitirmos que somos o "foco da criação".





Não cabe buscar a causa da criação do Universo e muito menos qual a sua finalidade, pois a vontade de D'us é insondável. Ele não "criou" o Universo devido a uma necessidade pois, se tivesse necessidade, quer dizer que Ele não era perfeito e caímos em contradição. Como disse Maimônides, " a Sua natureza exigiu assim", pois vontade, essência, natureza e existência são a mesma coisa. D'us não tem como buscar nada fora de si, pois a Ele nada pode ser acrescido ou retirado. Ele abarca tudo, como está no Bereshit Rabbá: "D'us é a morada do Universo e não o Universo a morada de D'us."







Homem, parte de um todo


O homem faz parte da Natureza. Não é algo acima dos outros elementos constituintes dela. Ele só existe e interage com os outros seres que na Terra vivem e, inclusive, num certo tipo de equilíbrio. O perigo da idéia de que o Universo foi criado em vista do homem é de que achando-se dono desse maravilhoso mundo, quer submetê-lo a suas vontades, explorando e devastando florestas, matando muitos animais não apenas pela necessidade alimentar. Os homens matam animais muitas vezes apenas pelo sentimento de vê-los sofrer, ou então para servirem de cobaias para experiências, ou para usarem peles para satisfazer as vaidades humanas.

E não é só isso: seres humanos matando seres humanos, apenas pela ânsia de poder, dinheiro.

Mas cabe a pergunta: quando morremos, levamos as posses materiais para o túmulo ou para um mundo vindouro? Acho que não.


Então, o homem tem que se conscientizar que ele NÃO é o dono do Universo. O ser humano mal tem controle de quando irá nascer e de quando vai morrer. Se o homem destrói tudo em sua volta ( a sua casa, melhor dizendo), como ele poderá continuar existindo?

Nenhum comentário: