Milagres
Quando se fala em milagres, grande parte das pessoas pensa em intervenções divinas no Universo. Essas intervenções seriam “ajustes” em algumas coisas que não estão saindo conforme a vontade de D'us. Outros colocam os milagres como “assinatura” do Criador em suas obras (ex: corpos de santos conservados, imagens que choram,...). Quando indivíduos passam por situações muito complicadas, de difícil resolução (ex: casos de doenças terminais) quando salvas dizem que foi uma intervenção divina para que essa pessoa se salvasse. Resumindo: Todas esses casos que citei seriam, na visão dos crentes, eventos supra-naturais, ou seja, não são eventos naturais e sim uma ação de D'us acima das leis da Natureza.
D'us intervem nas Leis da Natureza?
Primeiramente, D'us não tem necessidades. De fato, pois Ele abarca tudo o que existe, sempre existiu e sempre existirá. Por abarcar tudo, nada pode lhe ser acrescido nem retirado. Se Ele não carece de nada, então não tem necessidades. Ele não necessita que “assine” suas obras para que seres (os humanos) O perceba.
D'us não está sujeito ao tempo, ou seja, o tempo não transcorre, não existe presente, passado ou futuro. Para Ele tudo é um eterno presente. Ele não também não está sujeito ao espaço, Ele não está ali ou acolá, nem a frente nem atrás. Não está dentro nem dentro nem fora do Universo (se dissermos que D'us é transcendente ao Universo, fora do Universo, de certo modo estamos colocando uma limitação n'Ele o que é uma contradição pelo que falamos anteriormente.)
D'us é imutável, pois se fosse mutável, Ele não seria perfeito. Quem muda é porque busca uma posição (ou estado ou condição melhor). Para D'us alguma coisa pode ser melhorada? Não, pois se Ele busca ser melhor, quer buscar algo que não tem, o que é uma contradição. E quando falarmos em “vontade” atribuídas à D'us, não devemos entende-la como a mesma “vontade” atribuída aos homens, pois a vontade humana é volúvel, mutável, e dependente de necessidades. Como D'us não tem necessidades, a “vontade” divina é idêntica a Sua essência, ou seja, é Eterna e Imutável.
Tudo o que D'us “criou” no momento do Big Bang, todas as leis que regem a Natureza já estavam estabelecidas. A gravitação, eletromagnetismo, interações nucleares (fortes e fracas) existiram desde aquele “momento primordial”. A mecânica quântica, a relatividade todas sempre existiram a partir de “frações de tempo” após a “criação” . A prevalência de uma ou outra análise é de acordo com as dimensões consideradas. Ex.: a mecânica quântica prevalece no mundo subatômico, enquanto os da relatividade geral valem para grandes distâncias (interações gravitacionais).
Tudo o que acontece é devido às Leis Naturais que são a própria “Vontade de D'us”, Leis que são eternas e imutáveis.
Os milagres são eventos supra-naturais?
Por tudo que já vimos, temos como responder a questão sobre o que são os milagres. Já é possível concluir que milagres NÃO são intervenções divinas sobre a Natureza. Pelo que foi visto, caso isso fosse verdade, D'us seria volúvel, mutável, o que é uma contradição pelo que concebemos sobre Ele. Então tudo o que acontece no Universo NÃO é sobrenatural. Tudo ocorre segundo as Leis eternas da Natureza, que são as expressão da própria “Vontade de D'us”. Então como explicar eventos que a primeira vista seriam coisas inexplicáveis? Vejamos alguns casos.
Relatos bíblicos:
Em Isaíah XIII, 10 está escrito: "Pois as estrelas dos céus e suas constelações não mais emitirão suas luzes e o Sol escurecerá desde sua saída, e a Lua não fará resplandecer sua claridade". E Isaíah também diz, na mesma descrição: " Por isso extremesserás os céus e a Terra será removida de seu lugar pelo furor de Yhwh Shabaoth, e no dia de sua queimante cólera." Maimônides não pensa que há um só homem em quem a ignorância, a cegueira, a sujeição do sentido literal da metáforas e das expressões oratórias tenha chegado ao ponto de que as estrelas do céu e a luz do Sol e da Lua tenham sido alterados quando ocorreu a ruína da Babilônia. Ou que a Terra tenha saído de seu centro , como expressa o profeta ao se tratar da descrição do estado de um homem posto em estado de fuga, que, sem dúvida, vê toda a luz escurecida, encontra toda doçura amarga e imagina que a Terra lhe é demasiado estreita, e que para ele o céu está encoberto.Logo, ao descrever a tranquilidade que gozavam os israelitas quando Senaquerib tenha perecido, a fertilidade e o repovoamento de suas terras e a tranquilidade de seu reino baixo Ezequiah, disse alegoricamente que a Luz do Sol e da Lua aumentaram. Assim, como se tem dito que a Luz do Sol e da Lua se retiram e transformam em sombras com respeito ao vencido, assim a luz dos astros aumenta para o vencedor. Sempre se encontrará que quando ocorrer a um homem uma grande desgraça, seus olhos se escurecem e a luz parece não ter mais o mesmo brilho, porque o espírito visual se turva pela abundância de vapores e, ao mesmo tempo, se debilita e diminui por causa da grande tristeza e pelo extremecimento da alma. Na alegria, ao contrário, quando a alma se deleita e o espírito visual se aclara, o homem vê, em certo modo, a Luz mais forte que antes.
Corpos de santos incorruptíveis:
Existem muitos corpos de santos que estariam incorruptíveis durante séculos. As explicações dadas são as de que seriam a prova da existência de D'us pelo fato que Ele conservou o corpo daquele homem santo. Dizem também que D'us está “assinando” a sua presença. Mas sabemos que não é bem assim. Desde a antiqüidade é conhecido os processos de mumificações, sejam elas naturais ou artificiais e que, além disso existem processos para a se manter corpos em perfeito estado durante muito tempo (como o caso do corpo de Lenin que está embalsamado na Rússia). Existe também o suposto “milagre” da hóstia ter sangrado, como comprovação da presença do “corpo de Cristo”. Nesse caso, foi comprovado a presença de uma bactéria no trigo que foi feito a hóstia, e formou uma coloração avermelhada.
O que são ,de fato, os ditos milagres?
Como falamos, os milagres NÃO são eventos supra-naturais. E, segundo a opinião de Spinoza, que também é a minha, os milagres são eventos que não ocorrem com mesma intensidade que outros e que, na visão do mundo leigo, parecem eventos extraordinários. Os “milagres” são os eventos que ocorrem com menor frequência, a probabilidade deles ocorrerem são pequenas.
Quando ocorrem casos em que pessoas se salvam, ou curam, de doenças letais ou situações muito desfavoráveis, falam que ocorreu um milagre. Um médico diz que a chance de um paciente de se recuperar é de 1% (ou em torno disso) quer dizer que uma probabilidade pequena e não de ser impossível de se salvar o tal paciente! Um caso desse que todos chamam de milagre. Enquanto a probabilidade for diferente de zero, tudo é possível de acontecer. O milagre não é a ocorrência de um evento impossível (sobrenatural) e sim a ocorrência de um EVENTO NATURAL POUCO PROVÁVEL ( probabilidade pequena, diferente de zero).
Tudo tem uma razão suficiente para acontecer. Quando somos leigos em algum assunto e não sabemos quais os motivos para a ocorrência de certos eventos, dizemos que “foi vontade de D'us”. Como disse Spinoza, D'us tornou-se o “asilo da ignorância” Nada ocorre devido a algo mágico, totalmente inexplicável. É claro que não conseguimos explicar tudo à luz do nosso conhecimento atual. Com o passar dos tempos iremos melhorar e conseguiremos cada vez mais respostas para nossos questionamentos, mas sempre ficarão algumas “nuvens no céu dos questionamentos”.
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