quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Comunistas brasileiros

Comunistas Brasileiros


Os comunistas no Brasil foram perseguidos em épocas importantes, como na Era Vargas e na ditadura militar que se início na década de 60. Os nossos comunistas sempre lutaram contra liberdade de expressão e uma sociedade mais justa, tendo como referencia a revolução russa.

Combatiam (e combatem) o imperialismo norte-americano, que derrama sangue e impõe seu poder ao resto do mundo. Acusam os norte-americanos de matarem por causa de petróleo, violam os direitos humanos.
Pretendo mostrar nesse tópico o que os comunistas criticam nos Estados Unidos e no capitalismo e que fazem vista grossa quando se fala da China, ex-URSS e Cuba.



China

A China é o país que mais cresce no mundo na atualidade (em torno de 9%). Grandes investidores, vasto mercado consumidor, mão de obra barata. Os nossos “comunistas” dão como grande exemplo de sucesso do seu modelo de governo. O partido comunista chinês é o único permitido existir.

A revolução cultural ocorreu na décade de 50 por Mao Tse Tung. De lá para cá ocorreram muitas coisas. Vejamos:

-A China invade o Tibet: O Tibet é um pequeno país no Himalaia. É um estado teocrático, que tem com líder o Dalai Lama. Dalai Lama é o líder político e espiritual do budismo tibetano. O exército tibetano era muito frágil. A China invade esse pequeno e indefeso país, destrói templos budistas e mata os monges. O Dalai Lama foi obrigado a ir para o exílio na Índia. O governo de Pequim não teve a menor piedade com seu vizinho. E os métodos que utilizou foram monstruosos: os soldados chineses raptavam as crianças tibetanas, as treinavam e, quando preparadas, eram enviadas para o Tibet para matarem seus próprios familiares. Saldo da invasão chinesa: destruição de 97% dos templos budistas; a população do Tibet da década de 40 era de 7 milhões e hoje é de cerca de 2 milhões e mais de 70% da população atual é chinês.

-Perda da liberdade de expressão: Na China só pode haver o partido comunista. Qualquer tipo de manifestação contrária ao governo é reprimido violentamente. É só lembrar do massacre do movimento estudanti de 1989. A cena do estudante que lutou contra os tanques na praça da Paz Celestial. Aquele estudante, com certeza, está morto.

-Trabalhadores em regime semi-escravo: muitos trabalhadores na China com baixa qualificação, são obrigados a trabalhar grandes cargas horárias por valores baixíssimos e expostas a inalações químicas sem o menor cuidado.

-Maus tratos a animais: Numa medida contra a raiva, os animais (cães e gatos) são mortos de forma cruel. São colocados em caminhões e gaiolas, jogados, chutados, levam pauladas, fazendo os bichinhos agonizarem muito até morrerem.



Cuba

Em Cuba há uma forte repressão a liberdade de expressão. Quem for contra alguma coisa ao governo de Fidel é preso e até morto.
Na ilha caribenha tem ótimas educação e saúde. O que tem que ser elogiado tem que ser dito.
Mas, por que não ser bom num sentido amplo?



“Comunistas brasileiros”

Tenho amigos que criticam fortemente a política imperialista norte-americana e defendem o comunismo chinês e cubano.
Concordo com eles quando acusam os americanos de matarem por causa do petróleo, fazendo guerras sem sentido. Que o governo Bush é cruel, é homicida, só pensa em negócios, que patrocina governos ditatoriais. Concordo com tudo.

Mas meus amigos se esquecem que o que eles criticam nos Estados Unidos, eles nada falam sobre o que o governo chinês faz. Por que não falam nada? A resposta é simples: quando assumimos uma posição ideológica de forma apaixonada, não conseguimos enxergar seus defeitos e só vê erros na ideologia diferente.

Na Cinelândia, Centro do Rio, local de grandes manifestações, sempre tem barracas de comunistas com bandeiras do Iraque e da Palestina, lutando por justiça ao povo daquela região e ataquem violentamente os Estados Unidos e Israel, queimando suas respectivas bandeiras. Certa vez, parei numa dessas barracas e perguntei: “Onde está a bandeira do Tibet? Por que vocês não se mobilizam por essa nação?” O sujeito que estava lá simplesmente disse: “Não sei.”
Não sou capitalista. Muito menos comunista. Eu só procuro ver os fatos e analisar se estes são ou não corretos, se assim posso dizer, sem me deixar levar por uma ideologia ou paixão. Existem coisas boas no comunismo? Sim, claro que tem. E no capitalismo? Também. E em ambos também há coisas erradas, e muito cruéis. O problema é que nossos comunistas não vem dessa maneira. Eles são apaixonados! E a paixão faz as pessoas não enxegarem as coisas de forma clara. O que os comunistas brasileiros tanto combateram no nosso país ( ditaduras, perseguições políticas ) e nada falam dos países que cometem as mesmas atrocidades. Outro dia, vi um comunista famoso falar na televisão que Hugo Chávez era um grande homem. Grande homem? Chávez faz tudo o que esses comunistas combateram aqui! Quanta incoerência! Dois pesos e duas medidas!

E tem um fato interessante: O comunismo prega uma igualdade entre os cidadãos e que o Estado tem que ser dono de tudo. Enquanto isso, nossos mais famosos “comunistas” vivem em apartamentos luxuosos, de frente para a praia de Copacabana. Por que eles não dividem seus bens com o povo? É muito bonito falar. A prática que é difícil.

Um amigo falou uma coisa certa: “Um comunista nunca fala mal de outro comunista.”

Um comentário:

Unknown disse...

o comunismo é uma utopia...e chegaram a essa conclusão faz tempo..o sistema idealizado por marx nunca foi implantado..o que conseguiram implantar foram ditaduras....que foram e continuam violentas...Tente manisfestar sua vontade na China? lá todos calam a boca...não é um país livre..mas estão no país deles então...não nos atinge..
Contra burguês vote x....sabe? filho hoje....não existe mais essa..O capitalismo provou que não deu certo também..porque enriqueceu muitos e a maioria dos países continua dependendo dos ricos..do sistema..mas há os emergentes .porém eu acho ainda mais interessante esse sistema do que o socialismo ( que foi a única coisa que conseguiram implantar)..não quero que a nação decida nada por mim...me proiba de viajar....de falar...de crer...porque quem crê nesses sistemas é inimigo do estado..vai preso...e´torturado..
o comunismo é interessante do ponto de vista do ideal social....entendeu? só nesse aspecto....
agora eu não vou negar que me preocupa o futuro do nosso petróleo.....daqui dois anos o Brasil irá decidir um novo governo e daí??? vão vender tudo?? é hora do povo brasileiro se ligar....