terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Todo dia é dia!

Todo dia é dia!
Os dias santos
Nas diversas culturas, há dias específicos para comemorar ou lembrar de grandes eventos históricos. Tem o dia dos pais, das mães, Natal, Páscoa, Pessach, Chanuká, fora os dias santos semanais, como o Shabbat (Sábado) e o Domingo. E o restante dos dias? Será que as pessoas fazem no restante do ano o que nos chamados “dias santos” apregoam?
Como falei de início, temos os chamados “dias consagrados” para celebrar e recordar grandes eventos. Os judeus celebram o Pessach para lembrar de sua libertação do Egito. “Pessach” significa “passagem” no caso passagem da escravidão para a liberdade onde foram guiados por Moisés. E, também, com Moisés, instituiu-se o Shabbat, o descanso semanal, já que “shabbat” significa “cessar”,” parar”. Um povo que vivia na escravidão, não tinha descanso e, após liberto, teria um descanso corporal e o dedica à D'us. E tem o Chanuká, onde é celebrada a vitória dos Macabeus e a purificação do Templo, pois este foi profanado com colocação de imagens de divindades pagãs por parte da ocupação dos soldados de Alexandre, o Grande.
Os cristãos tem como feriado semanal o Domingo, que vem do latim “Dominicas dies” ou seja, “dia do Senhor”, já que foi neste dia em Jesus teria ressuscitado.Nesse dia os cristãos devem ir a igreja, se confessarem de seus erros e comungar. Depois de cerca de 2 séculos, os seguidores de Jesus, trocaram o sábado pelo domingo como feriado semanal. E os feriados mais importantes para os cristãos são a Semana Santa e o Natal. Na Semana Santa é lembrada o martírio e a paixão de Jesus, na qual este foi preso pelas autoridades romanas, foi condenado à morte na cruz, e, três dias após a morte, teria renascido. No Natal é celebrado o nascimento de Jesus. Mas esta data não é data real de seu nascimento, cuja qual é desconhecida pois não há relatos históricos. A escolha do dia 25 de dezembro como o do aniversário de Cristo, foi no século IV e deve-se ao fato que nesse dia era celebrado na Roma pagã o dia da divindade Sol, o Sol Invencível, que, na visão dos romanos recém convertidos ao cristianismo, associaram Jesus ao deus Sol, pois esse venceu até a morte. No dia de Natal, as pessoas trocam presentes, felicitações e desejos de paz e felicidade.
E, além desses dias santificados, tem o dia dos pais e das mães.
E os outros dias?
Falamos sobre os chamados “dias sacros” suas origens históricas e o que as pessoas fazem ao se reunir.
Se observarmos o bem o comportamento das pessoas, elas de fato fazem o que dizem quando estão rezando na igreja, ao se confessarem, quando trocam desejos de felicitações nos dias festivos?
É curioso ver tanta gente reunida nas igrejas aos domingos, vão aos confessionários falar sobre seus erros (desabafar) depois ficam orando, falam palavras e passagens bonitas da Bíblia, trocam abraços e desejos de felicidade com seus “irmãos” de fé e no dia seguinte, na segunda-feira, já começam a falar mau um dos outros, criam intrigas, fofocas, armadilhas aos seus semelhantes. E fazem essas coisas até sábado e no domingo vão a igreja, convictos de que são grandes devotos, vão orar, sentar-se nas primeiras cadeiras das igrejas, vão dar testemunhos e durante a semana voltam a praticar suas mesquinharias. Se dizem grandes seguidores de Cristo. E Jesus criticou tanto seus conteporâneos, ao dizer: “os hipócritas sentam nas primeiras poltronas da sinagoga.” Mas se Jesus vivesse nos dias de hoje, falaria: “os hipócritas sentam nas primeiras poltronas das igrejas”. Quando Jesus proferiu a tal frase, NÃO quis dizer todos os judeus eram hipócritas e sim dos que falavam bonito, queriam uma feição de respeito dentro da comunidade mas, por fora, fazia todo o tipo de mesquinharias e cometia muitas articulações contra seus semelhantes.
Todo dia é dia de fazer o bem!
O respeito, o desejo de bem ao próximo, a justiça, o amor devem ser praticados TODOS OS DIAS! Não importa se é segunda, terça... sábado ou domingo. Não se deve esperar a semana da páscoa, ou do Natal, para desejar e praticar o bem. O bem não é apenas a pronuncia de belas palavras, dar presentes. Não. Mais vale dizer sempre “um bom dia”. Mais vale não falar mau dos outros, não ficar fazendo fofocas, não falar do defeito dos outros do que ficar orando na igreja ou onde quer que seja. Vamos praticar todos os dias o que é desejado nos dias festivos e religiosos. Como disse certa vez Confúcio: “Mais vale cinco minutos de boa ação do que uma hora de oração.”

Nenhum comentário: