sábado, 22 de dezembro de 2007

Por que a educação e a saúde não melhoram?

Por que a educação e a saúde não melhoram no Brasil?



Os pilares para uma nação se desenvolver são a saúde e a educação. E nosso país vai aos “trancos e barrancos” crescendo, mesmo com todas as dificuldades que passamos nessas áreas. Nas campanhas eleitorais, os candidatos prometem investimentos em escolas e hospitais. Mas passa eleição, vem eleição, pouca coisa muda. E por que não muda?
A primeira razão, que historicamente mais se conhece, que não é interessante para os que detém o podem, pertencentes a famílias tradicionais que dominam seus “currais eleitorais” que o povo não estude, pois mantendo o povo na ignorância, este (o povo) não tem como questionar e pense em quem votar. E vivendo na ignorância, estes políticos ainda contam com o apóio de igrejas que indicam seus candidatos, pois ele fala “em nome de D'us”. Com um ensino de baixa qualidade, as pessoas que vivem nessas comunidades que estão sob influência desse políticos, nas quais os indíviduos mau sabem ler, o povo é enganado com paliativos para suas necessidades, como vale-gás, auxílio-moradia, cheque-cidadão, vale-remédio, entre outros. Não é assim que se vai resolver os problemas desse povo.



No Norte e Nordeste ainda tem muitas famílias tradicionais na política. E uma que me chama a atenção. Passou outro dia numa matéria do “Fantástico” que o estado do Maranhão obteve o pior desempenho no ensino fundamental em todo o país. E se vocês se lembram, o Maranhão teve no poder por muitos anos, uma família que, onde seu maior nome, foi presidente da república e é membro da Academia Brasileira de Letras. Vocês já sabem que é... Como pode isso?! O que esse sujeito escreveu ou fez para ser um “Imortal da Academia” e na sua terra natal, onde mandou por muitos anos, não fez nada nessa área para seus conterrâneos?! Que absurdo!



Sabemos que outro fator que prejudica a melhora do ensino é a corrupção, os problemas na engrenagem do governo, que emperra o avanço de projetos. E por que emperram? É algo lógico, mas pouca gente repara. A maioria dos parlamentares (não todos) ou fazem parte de grandes grupos na área de planos de saúde e educação ou são “patrocinados” por eles. Então é fácil concluir o seguinte: “Qual o interesse desses parlamentares aprovar projetos que melhorem o ensino e a saúde?” Claro que nenhum. Pois quanto mais cair a qualidade das escolas e dos hospitais públicos, mais a população vai ter que buscar a rede privada. É algo sutíl, mas a população tem que ficar atenta.



Claro que fica difícil o povo saber quem é quem, pois não tem acesso a toda a história e que apoios esses políticos tem. E é claro que a mídia não tem interesse de denunciar, pois a própria imprensa tem como parceiros comerciais os mesmos grupos que patrocinam os tais cadidatos. O povo fica amarrado. A imprensa quando divulga algo, não é com a intenção de ser boazinha, mostra a realidade, nua e crua. A imprensa só mostra o que lhe convém. Por que a imprensa cobre com tanto intusiasmo o carnaval e a copa do mundo? Não é pensando no bem estar do povo. Esses eventos dão muito retorno financeiro. E podem reparar: a quantidade de notícias sobre assaltos, mortes, crises hospítalares paressem diminuir.



É muito difícil cortar a corrente de poder (políticos + mídia + grandes grupos). Mas temos quem tem os olhos abertos, procure a abrir os de seus amigos. Pois, enquanto isso, nossa país continuará a andar em passos de tartaruga.


E quando sai o resultado de uma eleição dizem: “Vox populi, vox Dei”. ( A voz do povo é a voz de Deus). Será mesmo?

Nenhum comentário: