quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Por que a ciência e a religião se afastaram tanto?

Por que a ciência e a religião se afastaram tanto?



Ciência e Religião andavam lado a lado

Na antiguidade, os detentores do conhecimento científico eram também sacerdotes, líderes religiosos, xamãs e profetas.

Até os séculos XVII e XVIII, os grandes nomes da ciência também detinham conhecimentos metafísicos, teológicos e, para estes, não havia distinção entre o que conhecemos hoje por ciência e teologias. Podemos citar Blaise Pascal, René Descartes e Isaac Newton. Eles não dissociavam D'us dos seus trabalhos em Física.

Isaac Newton (século XVII) ficou mais conhecidos pela sua contribuição na área da Física (Gravitação, óptica, leis de movimento) como também da Matemática ( desenvolvimento do cálculo diferencial). Mas o que poucos sabem é que Newton também era alquimista, teólogo e economista, chegando a ser chefe da Casa da Moeda da Inglaterra. No pensamento atual, parece uma coisa impossível conciliar conhecimentos metafísicos e física na chamada Ciência oficial.Mas na época não havia muita separação entre essas áreas. Como dissemos , Newton era alquimista. A alquimia precedeu a atual Química, mas essa estava envolvida com um misticismo (magia). E Newton também dedicou décadas de estudo para a interpretação de profecias bíblicas. Newton citava D'us em seus trabalhos científicos.



A separação

A partir do século XVIII, as descobertas e as evoluções científicas avançaram bastante e por isso passou-se a ter um formalismo e um rigor para a confirmação (ou não) de alguma teoria. Não basta ter uma hipótese, uma idéia bem estruturada, bem elegante, com uma matemática impecável para que essa hipótese seja verdadeira. E não é o homem quem decide se uma teoria esta certa, e sim a própria Natureza.

No final do século XIX, início do XX, a Física teve um salto gigantesco que mudaram radicalmente a nossa visão de mundo, através da Mecânica Quântica e da Teoria da Relatividade.

A primeira aborda o universo do infinitamente pequeno, nas dimensões atômica e sub-atômicas. A mecânica quântica abandona a idéia de determinismo, ou seja, as coisas não acontecem por uma causa suficiente. Troca-se o conceito de posição e velocidade pelo de probabilidade. E mudança mais radical no que tange a relação observador-objeto. Na Física Clássica, há uma distinção nítida entre observador e obsevado. Um não interage com o outro. E com a Mecânica Quântica, o observador interage com a observação. Ao observar-se um sistema, este sofre uma pertubação, então o sistema não está no mesmo estado em que se encontrava.

A teoria da relatividade muda nossa concepção de espaço e tempo. O nome “Teoria da Relatividade” não seria um termo mais adequado para a teoria desenvolvida por Einstein, pois ela parte não de uma relativização, mas sim de uma invariância. De fato, inicialmente Einstein postula que a maior velocidade possível é a da luz no vácuo (c = 300.000 Km/s) e que luz se propaga com o mesmo valor em qualquer referencial. E, aí sim, que chegou-se a conclusão de que a partir da invariância da velocidade da luz viu-se que o espaço e o tempo transcorrem de formas diferentes par a observadores em referenciais diferentes. Quando dizemos referenciais diferentes queremos dizer que eles se movem a velocidades diferentes em relação a um outro referencial.Mas para ter a percepção de que isto de fato ocorre, só com velocidades altas, próximas a da velocidade da luz no vácuo (300.000 Km/s).Então, como verificar se essa teoria é válida, se nossas velocidades são muito abaixo de 300.000 Km/s? Através de aceleradores de partículas.

Por que mencionei tudo isso sobre essas duas teorias?

Pelo fato que elas mudaram totalmente nossa maneira de ver. Muitos resistiram (e resistem) em aceitar suas consequências.

Agora chegamos ao tema desse tópico:



Por que a ciência e a religião estão tão afastadas?

A religião aborda questões sobre D'us, espírito, alma, livre-arbítrio, reencarnação.
Os fenômenos de aparições de espíritos, que se comunicam e interagem com as pessoas. Esses fatos ocorrem de forma individual (experiência individual). Não é observado por mais pessoas. E quando ocorrem em grupos, geralmente estão envolvidas em estados emocionais alterados e que tornam as pessoas mais suscetíveis a uma indução. São sugestionados, como no caso de hipnose.

Existe algum experimento controlado que demonstre a presença e aparição de almas penadas, espíritos (se é possível)? E reencarnação (metempsicose), ela pode ser demonstrada?

E D'us? Como alguns cientistas que tentam provar a sua não existência (ou existência) através da ciência. Isso é impossível. E não faz parte do papel da ciência.Como demonstrar Algo que se concebe como eterno, que abrange tudo o que existe. Muitos cientistas identificam D'us a ordem e harmônia do Universo. Outros a relacionam com as Leis da Natureza, ou com a própria Natureza.

O que podemos concluir então? Para a ciência, D'us, espírito, alma são conceitos vagos. Eles são conceitos vagos para visão científica. Como fazer experimentos controlados sobre algo que não é muito bem definido?

Não basta ter uma hipótese, uma idéia bem estruturada, bem elegante, com uma matemática impecável para que essa hipótese seja verdadeira. E não é o homem quem decide se uma teoria está certa, e sim a própria Natureza.

Nenhum comentário: