terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Ser "seguidor" de uma religião mede caráter?

É possível ver o caráter de alguém pela religião?



Para muitas pessoas, a religião determina tudo. Conheço pessoas que colocam como um fator fundamental para se fazer amizade é por qual religião outro indivíduo segue. Será que apenas pelo credo é possível determinar se alguém é ou não de boa índole?
Muitas (não todas) famílias ensinam a seus filhos que apenas a sua religião é a verdadeira e que as outras são heréticas, que pregam coisas erradas. Ex: Os católicos dizem que espiritismo é coisa do demônio, o mesmo dizem os protestantes que também atacam os católicos por idolatria, entre outras acusações. Com esse tipo de coisa, só se fomenta o ódio e a guerra, fazendo só discórdia em nosso mundo.

Pelo meu pouco tempo de vida, convivi com pessoas das diversas crenças: católicos, judeus, protestantes, budistas, espíritas, umbandistas e ateus. E, dentre todos os meios, cultivei grandes amizades e pessoas pelas quais respeito muito. Mas, em cada uma delas também, conheci pessoas mesquinhas, egoístas, arrogantes. Eu garanto que vocês, meus leitores, seja de que crença for, ou de nenhuma crença. Conheço católicos de ótimo caráter, seguidores fiéis de sua igreja, e que são sempre leais. Mas também conheço católicos que vão as missas todos os domingos mas vivem a “fuxicar” e articular contra os seus semelhantes. Protestantes também, conheço muitos pelos quais tenho grande amizade, dignos de toda confiança, mas conheço muitos outros que mentem, enganam o próximo, só querendo levar vantagem em tudo, independente se vai prejudicar alguém. Muitos dizem que os ateus só pelo fato de não acreditarem em D'us, não são bons indivíduos. Isso é falso. Conheço ateus que são muito mais honrados, mais caridosos do que muito devoto que esta sempre rezando e que pouco faz pelos outros, quando não prejudica.

Minhas amizades não estão condicionadas se alguém é de uma ou outra religião. Religião não determina se uma pessoa é correta, justa, digna. Em muitas situações, a religião pode ser um fator importante para construir o caráter de um indivíduo, mas não o determinante. E também tem algo importante: em nome de uma crença ou ideologia, mata-se muita gente. A história nos mostra. Quanta gente morreu nas cruzadas patrocinadas pela Igreja Romana contra os árabes e judeus? E pela Inquisição? E pelo nazismo, sob a idéia doentia de uma “raça superior”? Os terroristas árabes, que usam a fé cega de muita gente para morrer por uma causa? E gente inocente morre, de todas as raças, crenças, em nome de uma fé que, pergunto, tem sentido?



Alguma religião pode ser dita como boa para o ser humano?
Vocês poderiam argumentar em que sentido alguma religião pode ser dita como boa, se é no nosso mundo ou numa possível vida pós morte. Vou me ater apenas nas consequências aqui no nosso mundo, no “aqui e o agora”.
O que pude observar no meu pouco tempo de vida:
têm muitos católicos que tem uma vida longa, com muita saúde e muitos católicos que morrem cedo. Do mesmo modo com protestantes, judeus, budistas. Em todas! Em todas há indivíduos que gozam de uma vida saudável, sem maiores atribulações. E em todas também há indivíduos que sofrem as piores desgraças. E, para qualquer indivíduo, todos têm o mesmo destino: a morte. Vejo muita gente pregar, argumentar, usar dos divervos dizeres para que consigam mais seguidores. E apelam para os diversos motivos, como “ se você não for da minha igreja, você irá direto para o inferno, onde ficará por toda a eternidade”.
Não é preciso ser estudado nem nada para perceber que, todos nesse mundo, crentes (de qualquer segmento) ou não, estão sujeitos aos mesmos dilemas e mesmas graças e ao mesmo fim.
Tenho minhas convicções. Mas estas podem não ser as mesmas para algum de vocês. Por isso tentei colocar da forma simples o que está a nossas vistas e que, na maior parte das vezes não reparamos. Não vou dizer se a religião “A” ou a “B” é a melhor. Cada um escolhe conforme suas necessidades mas o importante é que, pelo menos, toleremos os que não compactuem com nossas crenças, para que tenhamos um mundo melhor.

Nenhum comentário: