sexta-feira, 21 de março de 2008

Os bem sucedidos comunistas brasileiros

Os bem sucedidos comunistas brasileiros



Já escrevi em outro tópico sobre os "Comunistas Brasileiros". Agora foi focar em alguns nomes, que na ocasião não fiz, que defendem a bandeira vermelha, com a foice e o martelo, e que não vivem conforme o que defendem.

Os principais comunistas brasileiros são Chico Buarque , Oscar Niemeyer e Veríssimo.



Eles defendem aquilo que condenam que outros fazem.

Todos eles combatem o imperialismo norte-americano, que derrama sangue por causa de petróleo. Que polui e destrói a natureza. Que invade os países dos outros. Combateram a ditadura militar no Brasil, na qual não havia liberdade de expressão. Eu concordo com eles quando dizem ser contrários as atrocidades cometidas pelos E.U.A e pelos militares na época na ditadura.
-Mas tem um detalhe interessante: eles combatem os EUA por tais práticas e assinam em baixo as ações de Hugo Chávez, que censura, mata seus inimigos.
-Apoiam o regime de Fidel, que manda para o paredão de fuzilamento todos aqueles que não concordam com alguma coisa.
-Elogiam a China, que é, ao lado do próprio Estados Unidos, que mais poluem a atmosfera, que tem regime de trabalho quase escravo em certas regiões, que existe apenas um único partido, o Comunista, e que não pode existir nenhum outro. Há uma forte repressão a informação. Só é permitido mostrar aquilo que lhes interessa. Invadiram e massacrarem o Tibet, sob a alegação de libertar o povo tibetano do regime dos Dalai Lama's. Destruiram 95% dos templos tibetanos e a população que era de 7 milhões na década de 1940 hoje é de 2,5 milhões.

Qual a diferença entre a truculência de Bush e outros governantes norte-americanos e Fidel, Mao Tse Tung, Chávez, Trotsky e Stálin? Acho que nenhuma. Se existe diferença, é nas cores que vestem. Os primeiros têm a águia como símbolo, os segundos a foice e o martelo. Nas práticas assassinas, nenhuma diferença.



A riqueza dos nossos ilustres comunistas

Oscar Niemeyer, que ano passado completou 100 anos, sem dúvida é um grande arquiteto, um dos maiores do mundo. Foi perseguido na ditadura por sua idéias comunistas. E como ele vive? Vive em casa humilde e compartilha sua casa com os seus correlegionários ? Não. Niemeyer fez muitos projetos patrocinados pelos nossos governantes. Brasília, por exemplo. Imagine o dinheiro que ele ganhou com o tal projeto, entre outros que ele fez pelo Brasil e pelo mundo. Hoje detém uma mansão, com lagoa, no bairro de São Conrado, no Rio de Janeiro, vive com muita mordomia. Seu escritório fica numa cobertura de frente para a praia de Copacabana. Ou seja, ele vive como um verdadeiro capitalista.

Chico Buarque, outro comunista confesso, vive em um condomínio de luxo na Barra da Tijuca, onde moram os ricos e os emergentes. As construções nesse bairro são verdadeiros monumentos do capitalismo e o consumismo.

Essas pessoas que citei, por que eles não compartilham suas casas com os menos favorecidos? Pelo que sei, o comunismo prega o bem comum e não a propriedade privada. Eles combatem o consumismo e são consumistas! Gostam de ostentar luxo.

Esses sujeitos pregam o comunismo e agem como capitalistas. Como diz um velho ditado: "Faça o que eu digo mas não faça o que eu faço."

Quando começa a vida?

Quando a vida começa?


Nas últimas semanas, um assunto vem sendo debatido na Supremo Tribunal e na mídia: a legalização da pesquisa com células tronco embrionárias. E nesse debate vem à tona a questão: onde começa a vida? E mais uma vez, é travado uma disputa entre ciência e religião.

A importância das pesquisas com células-tronco embrionárias.

Em nosso país, já são feitas pesquisas com células-tronco adultas. Elas consistem em utilizar células de um indivíduo e utilizada em óvulos para gerar alguns tipos de célucas, como pele, tecidos sanguíneos. Mas elas não são capazes de gerar células nervosas.
As células-tronco embrionárias são produzidas nos 5 primeiros dias da junção óvulo-espermatozóide. Essas células são capazes de produzir qualquer tipo de tecido, entre elas, células nervosas.


E em que é importante essa pesquisa? Para o tratamento de doenças degenerativas do sistema nervoso e pessoas que sofreram acidentes e ficaram paraplégicas. As doenças degenerativas do sistema nervoso não tem cura até o momento. No máximo elas só podem frear o avanço da doença, mas a situação é irreversível, pois células nervosas, devido a sua alta especialização, não se regeneram. Com o uso das células-tronco embrionárias, pode-se produzir tais células e serem enxertadas e reestabelecer os músculos que foram afetadas.
Doenças como o mal de Alzheimer, que perdem a capacidade de adquirir novas memórias, poderão retomar suas vidas. Muitos cadeirantes poderão voltar a andar.

Onde começa a vida?


A Igreja Católica é a favor das pesquisas com células-tronco adultos e contra em relação a embrionária. A alegação do Vaticano que a vida surge na junção entre óvulo e espermatozóide. E fazendo-se tais pesquisas, é um desrespeito a vida. Mais que isso: é um crime. Segundo a Igreja, a vida tem ser respeitada, em todos os seus estágios.
Um indivíduo é considerado morto quando ele não apresenta mais sinais cerebrais. Um embrião só começa a apresentadar um sistema nervoso a partir de dos quinze dias. Segundo a interpretação acima, um embrião não pode ser considerado um indivíduo até os 15 dias. E ainda mais: o embrião não está num útero e a vida só se concretizará quando estiver num útero.

Para refletir


1)A Igreja diz que tem que haver respeito a vida e é radicalmente contra as pesquisas. Que moral a Igreja pode falar em respeito a vida? Matou tanta gente na fogueira da Inquisição, torturou milhares durante séculos. Quantas pessoas foram escravizadas sob o aval da Igreja? Eles não pensaram no respeito a vida?
2)Definir quando começa a vida é complicado. Não existe um consenço no círculo acadêmico: uns dizem que é no momento da formação do embrião, outros na formação do sistema nervoso. Os embriões quando formados, ainda são uma vida humana em potencial, segundo minha opinião pois, como disse antes, até os 15 dias não há células nervosas, logo não há sofrimento, dor. Se considerarmos um embrião uma vida, em ato, então poderemos afirmar que espermatozóides tambão são vidas, pois eles apresentam movimento e na disputa entre si para fecundação do óvulo, bilhões deles são descartados e bilhões de vida serão perdidas!
3)A quantidade de pessoas que vivem grandes sofrimentos com doenças como Alzheimer, distrofia muscular serão beneficiadas e terão mais dignidade para retomarem suas vidas.

Devemos respeitar a vida já existente, em ato, que precisa ter sua dignidade preservada. Há muita preocupação com vidas em potencial, que ainda não existem. A proibição ao desenvolvimento das pesquisas com células-tronco embrionárias é um crime contra aqueles que buscam recuperar a vida que deixaram de viver.

sábado, 15 de março de 2008

D'us tem livre-arbitrio?

D'us tem livre-arbítrio?




Um ser é dito livre quando suas ações não são condicionados por nenhum agente externo a ele. Ele não é afetado por nada e ninguém e age segundo sua própria vontade. D'us se enquadraria nessa qualificação, ou seja, Ele é um Ser livre? D'us é onipotente (pode fazer tudo)?

Sabemos que D'us é infinito, ou seja, nada pode limitá-lo, seja espacialmente ou temporalmente, pois Ele não têm relação com eles (espaço e tempo).

A vontade de D'us não pode ser comparada a vontade humana, pois entendemos vontade, em termos humanos, como um desejo ou necessidade de buscar algo que não temos que acrescente ao nosso ser. Em D'us nada pode ser acrescido. Sendo Ele a definição da perfeição, significa que a D'us nada pode ser somado nem subtraído. Sua vontade é idêntica a Sua ação. E Sua vontade é única e imutável pois quem muda é para querer melhorar e alguma coisa O afetou para que mudasse, o que é uma contradição com relação o que dissemos anteriormente.

Por tudo que vimos, podemos responder a pergunta: "D'us tem livre-arbítrio?"
A resposta seria positiva no aspecto de que nada pode afetá-lo a mudar de "idéia" e ação. E isso implica que possa fazer tudo (onipotente) ? O que significa poder fazer tudo? A essência de D'us, que é idêntica a Sua vontade e à sua existência e à sua ação, que é eterna e imutável. Ele só tem uma vontade! Então só tem uma ação, de poder infinita, então uma única ação infinita!
D'us pode agir de tal forma que Ele mude a Sua própria essência? Se Ele busca mudar a Si próprio, implica que Ele quer se tornar melhor, o que é uma contradição! Podemos ver que caímos em um paradoxo aparentemente insolúvel. Na verdade, sempre caíremos em paradoxos toda vez que tentemos usar antropomorfismos para falar de D'us, pois vontade, desejo, ação e poder só conhecemos na condição de seres animados, que são "imperfeitos". D'us age segundo sua própria eterna e imutável natureza (essência). Tudo que D'us faz está relacionados às coisas possíveis e estas coisas possíveis são determinadas pela própria natureza divina.

D'us descançou no sétimo dia?

D'us descançou no sétimo dia?





No relato bíblico da Criação diz que D'us repousou no sétimo dia. "Tendo D'us terminado no sétimo dia a obra que tinha feito, descansou do seu trabalho. Ele abeçoou o sétimo dia e o consagrou, porque nesse dia repousara de toda a obra da criação." (Gênesis 2: 2 e3). O que significa esse repouso atribuído à D'us?

Pelo que concebo, D'us é o Ser necessário, eterno e imutável. Nenhum mudança pode ocorrer em seu Ser. Ele é puro ato, nunca deixa de agir no Universo. Se caso cessasse de agir (repouso) implicaria numa contradição.

Maimônides cita no 'Guia dos Perplexos' uma passagem do Bereshit Rabbá, no qual os doutores da Lei dizem: 'Ao sétimo dia fez descansar o seu universo, ou seja, a criação se deteve naquele dia' O que isto significa? O Maimonides explica: "Que D'us fez permanecer o mundo como estava no sétimo dia. O que aconteceu em cada um dos seis dias sucederam-se feitos fora da natureza, como está estabelecido e existe agora em todo o mundo. Mas no sétimo dia tudo se consolidou e tomou a atual estabilidade. Em outras palavras: sobrevieram acontecimentos extraordinários."
A Bíblia conta o relato da criação segundo o referencial humano da época, com respectiva linguagem e conhecimento. Antes de a Terra chegar a tal estágio, quando surgiu ao homem, sofreu várias transformações que, aos olhos do homem, na referida ocasião, pareciam ser eventos extraordinários que não estavam de acordo com as Leis da Natureza. Mas esta impressão se deve a falta de conhecimento dos fenômenos naturais e que, na visão dos leigos, parecem sobrenaturais. O que o escritor da Bíblia nos quis dizer quando "D'us descansou" foi que a Terra chegou a forma de agora, a estabilidade, ou seja, um "descanço" na natureza criada por D'us. Resumindo: "Descanço" = "estabilidade".

Nos primórdios da Terra, cerca de 4 bilhões de anos, era um verdadeiro "caldeirão", ações vulcânicas fortíssimas, sem uma atmosfera favorável a vida como a nossa. Conforme o resfriamento da Terra, começou a aparecer uma estabilidade aparente nos acontecimentos naturais em nosso planeta favoreceram ao surgimento e a evolução da vida. O nosso planeta sofre mudanças que não comprometem a existência da vida, como movimento dos continentes, ações vulcânicas, entre outras. Mas que estão presentes.

A ação de D'us é ininterrupta. É imanente. O que parece um descanço na visão humana, na realidade é uma estabelidade nos acontecimentos naturais.

sábado, 8 de março de 2008

Animais, nossos irmãos.




A palavra animal vem do latim, anima, que significar ser dotado do sopro de vida. Nós, seres humanos somos animais, temos vida. E todos os bichos que coabitam conosco na mesma casa, a Terra. E como é o relacionamento dos homens com os outros animais? O ser humano demonstra uma atitude nobre junto a seus irmãos?


Na natureza, cada espécie tem um papel na sua respectiva cadeia alimentar, ou seja, ela se alimenta de outras espécies e pode ser o alimento para outros predadores. Nós humanos nos alimentos de vegetais e outros animais, como peixe, aves, bovinos entre outros. E além disso, em épocas remotas, usava a pele de animais para se protegerem do frio. Tudo isso que mencionei, destina-se a questões úteis e apenas o necessário para o homem sobreviver. Mas, infelizmente, não é para o uso básico que o homem vem se aproveitando dos animais.


O que os ditos homens vem fazendo com as outras espécies animais está muito além da necessidade. Vou listar algumas práticas contra nossos irmãos:

-caça de animais para fins supérfluas, feita como um esporte, um passa tempo. Matam animais para tirarem suas peles, para fazer quadros, tapetes. Caçam aves para serem empalhadas e serem exibidas como troféus.

-Usam as peles de animais para a vaidade de "madames" e "dondocas" das altas classes. E os métodos para a caça dos quais são retiradas as peles são extremamente cruéis, muitas vezes deixando os bichinhos agonizando no meio da floresta, com suas patas dessepadas pelas armadilhas.

-Nos circos, os animais são espancados, açoitados para fazerem belos números. Ficam presos a jaulas apertadas. E seus tratadores, sem dó nem piedade, usam dos métodos mais cruéis para "domesticá-los" como a utilização de espetos, são acorrentados pelas patas. E quando não servem mais para dar shows, os circos soltam os bichos, já muito debilitados, os soltam e ficam expostos a qualquer predador, sem nenhuma chance de se defender.

-Rodeios e farras do boi: Na Espanha, os bois são soltos pelas cidades para que o povo se divirta com ele. No Brasil existem práticas semelhantes. Em Santa Catarina há a festa da "Farra do Boi", que foi proibida por lei, mas continuam a praticá-la as escondidas. O boi é solto, é atiçado com pancadas e começa a correr para um canto e outro. As práticas de rodeios são piores. Os bois são cutacados por varas, e assim ficam irritados quando entram na arena, fora as esporas usadas pelos vaqueiros. Mas tem algo pior: Os laços utilizados para amarrar os bois, são presos a seus testículos, de tal modo que, quando solto, o vaqueiro puxa o laço, apertando os testículos do boi. É muito sofrimento para um bicho. E, a custo de tanto sofrimento do animal, os organizadores ganham muito dinheiro. E ainda há o cúmulo de usaram a imagem de uma para pedirem proteção, para que os peõs não se machuquem! E por que eles não pedem para os animais não se machucarem? Garanto que a dor dos bichos é maior que a dos peões. E os organizadores ainda tem o discaramento de dizer que os animais não sofrem! Então por que esse indivíduos não amarram cordas em seus testículos e manda alguém puxar com toda a força?

-O uso de animais como cobaias para experiências. O que os bichos passam na mão de certos laboratórios é revoltante! Usam coelhos para testarem a química de xampus, sabonetes, desodorantes. Jogam sem pena nenhuma, esses produtos nos olhos dos coelhinhos. E ainda há coisas piores: abrem animais vivos, dão choques elétricos em certas áreas do cérebro, para verem qual a finalidade de cada uma. Especialistas dizem que não é necessário de animais para cobaias para experiências.

-Certos produtores de aves para abate, quando vêm que os pintinhos não são de "uma boa safra", os colocam nos trituradores.
Como deu para perceber, usa-se os animais, muitas vezes, para satisfazer a vaidade e a busca de lucro de monstros, que brincam com a vida de seres que tem vida como a gente, sentem dor como qualquer pessoa. Tais práticas são crimes, contra o mundo e, consequentemente, contra a própria humanidade. Como falou Leonardo da Vinci: "Chegará um dia que o crime praticado contra um animal será um crime praticado contra a própria humanidade." De fato, um sujeito que faz um mal a um animal, não terá muita dificuldade contra um ser humano.


Não façamos os animais sofrerem em vão! É verdade que nos alimentamos de alguns deles, mas é algo natural. Se matarmos, matemos apenas que seja suficiente para a nossa subsistência. Mas não os matemos para adquirir lucros, nem para alimentar nossas vaidades!

quinta-feira, 6 de março de 2008

O que é ser uma pessoa independente?

O que é ser uma pessoa independente?




Quando tinha em torno de 17 e 18 anos de idade, via alguns conhecidos na mesma faixa de idade dizerem querer ser independentes, morar sozinhos, comprar aquilo que bem entenderem sem que os pais dissessem. Mas tinha um detalhe importante: não possuiam um emprego.
E outro dia, numa reportagem na televisão sobre o aumento no uso de cartões de crédito por parte dos jovens na faixa de 20 anos de idade. E nesta, foi entrevistada uma garota que falou: "Eu ainda não tenho emprego, mas tendo um cartão de crédito tenho independência para o que quero comprar."

Primeiramente, como uma garota dessas pode dizer ser independente pelo simples fato de possuir um cartão de crédito e não ter um emprego? No final do mês, quem paga as contas do cartão? Ela? Eu acho que não... E dos jovens, na minha época, e que existem por aí, que moraram sozinhos, para se dizerem "independentes" e não tem nenhum trabalho? Quem paga as contas (condomínio, luz, água, gás, telefone) de onde moram? São eles???

Pelo que eu saiba, ser independente é não depender de ninguém para se sustentar. A pessoa consegue pagar tudo aquilo que lhe é necessário. E vem esses bobos dizerem ser "independentes" quando os pais bancam tudo. Acham que só pelo fato de comprarem o que querem e morarem fora da casa dos pais são "independentes".

Certa vez, vi a namorada de um amigo dizer: "Como pode, dois rapazes, que eram irmãos, com essa idade (cerca de 23 anos) ainda morarem na casa dos pais?" Na cabeça de muito jovem metido a 'esperto', viver na casa dos pais até a idade de 20 a 30 anos é ser bobo, dependente da família. Acho que não. Tem muita gente que mora na casa da família até 30 anos, tem emprego, compra o que quer, ajuda nas coisas de casa e estes são mais independentes que aqueles que não moram na casa da família mas o papai paga todas as suas contas.

Auto-flagelação

Auto-flagelação



Tem pessoas que maltratam o próprio corpo por acharem ser pecadores e que para se redimirem perante à D'us, ou deuses. Usam chicotes e, em algumas vezes, lâminas afiadas presas a suas pontas, para que o sofrimento seja mais intenso. D'us quer que as pessoas se redimam de seus erros maltratando o próprio corpo?

A prática de auto-flagelação era comum na Europa medieval, dentro certos seguimentos da Igreja. Dizem que tais atos ainda existem em algumas sociedades, como a Opus Dei, mas sem nenhuma comprovação.
A base para tais práticas é Jesus sofreu muito para redimir a humanidade pelos seus pecados, e que era necessário sentir na carne o sofrimento pelo qual Jesus passou. Algumas seitas islãmicas praticam a auto-flagelação, cortando o próprio corpo. Na Índia existem festivais nos quais são feitos rituais de purificação que envolvem a flagelação.

D'us se satisfaz com o sangue de uma pessoas escorrendo? D'us perdoa os "pecados" de alguém com o fato desse alguém se cortar, se flagelar? D'us fica feliz com tudo essas práticas? Claro que não! D'us criou o Universo, os seres humanos, os animais da maneira como eles o são. E não é o do Seu desejo que maltratem sua obra. Se alguém comete um erro contra um semelhante ou a um ser vivo, não é se martirizando que se vai apagar o erro. O primeiro passo é se arrepender, depois procurar não cair no mesmo erro e fazer atos de caridade, o bem à todos os seres a sua volta.

Pensar que D'us fica feliz ou perdoa alguém que maltrate o próprio corpo é ter uma visão muito pequena, muito mesquinha sobre a divindade que está presente em tudo e em todos. D'us não precisa de tais práticas, um Ser que tem tudo, ou melhor, que é o Todo.

sábado, 1 de março de 2008

Onde está á ciência na televisão?

O espaço do conhecimento na televisão aberta


Quando você liga a televisão, nos chamados canais abertos, o que aparece? Ou aparece novelas com muitas armações e crueldade, reality shows como Big Brother, programas de fofoca da vida de "celebridades" e programas religiosos pedindo dinheiro para manterem suas obras. E programas relativos a divulgação científicas, onde estão?

Maior parte da população não tem acesso aos canais pagos, onde existem programas como Discovery Channel, Canal de História entre outros. Reportagens muito interessantes sobre Física, Geografia e História. E quem não tem acesso a essas informações, a que ficam restritas?



Big Brother e novelas

Vejamos a programação em que a grande fica condicionada. Programas como Big Brother, em que pessoas ficam confinadas numa casa. E o que fazem nesta casa? Fazem alguma coisa de útil? As pessoas que são escolhidas como participantes são sujeitos que bebem, fumam e que são estimuladas pelos próprios produtores a exercerem tais vícios, sem contar com promiscuidade. O que de útil esse programa passa para a população? Nada! Muito pelo contrário: crianças e adolescente vêm aquilo e vão querer fazer a mesma coisa que é feito pelos "brothers".

Em todas as telenovelas são apresentadas articulações para prejudicar aos outros, incentivam alguns modismos que, no mínimo, podem disvirtuar muitos jovens. É claro que as novelas tem alguns aspectos positivos, como conscientizar o uso de preservativos, combater preconceitos. Mas por outro, incentiva a promiscuidade. Do que adianta ensinar coisas certas, misturadas à coisas erradas? Vem a novela das oito mostra o caso de um sujeito que tenta se libertar do vício da bebidas e, logo em seguida, vem o Big Brother e coloca festas regadas a muito álcool, música alta, cigarro, como se fosse tudo muito "maneiro".



Programas de fofoca

Na parte da manhã e da tarde, o que há de programas de fofoca, que só se fala da vida de artistas, o que fazem, o que deixam de fazer, as festas em que participam, casam e descasam. A casa, o carro que compram. Ficam horas e horas falando da vida alheia. E em que esses programas acrescentam ao telespectador? Programas que mostram festas dos "vip's" se autovangloriando de suas "qualidades" e, como sempre, com muita bebida alcoolica e falando altas "filosofias". Essas pessoas são chamadas de "celebridades". Na minha concepção, celebridades são pessoas que se destacam numa área do conhecimento ou que fazem algo de importante para o desenvolvimento do mundo. Mas hoje esse conceito parece ter mudado. Para ser celebridade hoje basta participar de um Big brother, falar muita besteira e ter muito dinheiro.



Programas religiosos.

A qualquer horário do dia ou da noite, sempre tem programas de pastores. Tem alguns que detém programas em dois ou três canais. O espaço na televisão é caro. Em suas pregações esses "religiosos" exigem a contribuição de seus fiéis para levarem a "palavra de Cristo". Teve uma igreja que angariou tanto dinheiro que comprou um canal de tv. São várias seitas, arrecadando dia e noite, fundos pelas suas causas. Vendem produtos, como livros e Bíblias, com informações e opiniões no mínimo tendenciosas. Depois de pregarem, com belas palavras, exigem a contribuição.




Onde estão os programas sobre ciência?

Quem de vocês meus leitores podem dizer os programas relativos a documentários que passam nas tv's abertas? A Globo passa o "Globo ecologia" aos sábados por volta das 7 horas da manhã. Tem os telecursos às cinco e meia da manhã durante a semana. A tv Educativa apresenta alguns programas de entrevistas, uma vez por semana e documentários aos sábados à noite. Ou seja, são muito poucos os programas destinados para a divulgação da ciência, para não dizer praticamente nulo.

Qual o papel da televisão? Entreter, educar e informar. Entretem muito, informa de acordo com seus interesses e educa muito pouco. A tv's são empresas que tem como foco os lucros. Lucros obtidos através de propagandas comerciais, ou com a venda de seus espaços para "religiosos" e de programas como Big Brother, que faturam milhões com divulgação de produtos e também ganham com a participação dos telespectadores que, ao fazerem ligações para eliminaram os candidatos, pagam uma tarifa aparentemente irrisório, mas que juntando com 30 milhões, dá um bom montante para enriquecer pessoas que em nada ajudam o nosso país.

Pelo que dá para perceber, ter um povo culto não é um bom negócio para quem detém o poder...