sexta-feira, 21 de setembro de 2007

O lado religioso de Isaac Newton.



O lado religioso de Isaac Newton






O grande físico inglês Isaac Newton (1642 - 1727) foi uma personalidade marcante na história da humanidade. Os seus trabalhos no campo da física e matemática, associados aos de Galileu Galilei, Edmund Halley, a filosofia de René Descartes, influenciaram ( e influenciam) muitas das áreas de conhecimento.

Newton destacou-se no mundo através do seu grande trabalho, os "Principia mathematica". Os seus trabalhos da área da sistematização da mecânica e sobre gravitação, o cálculo diferencial que foi um salto enorme para matemática, a qual foi se aplicando em muitas outras áreas. Newton nos "Principia" o uso de uma matemática mais aperfeiçoada, as quais que conseguiram interpretar os dados de experimentos obtidos por outros cientistas, os quais só tinha dados observacionais, mas sem nenhum ferramenta (conceitos matemáticos adequados) para interpretar essas informações. E além da gravitação e do cálculo diferencial, mas também um grande tratado sobre óptica. Newton foi chefe da Academia Real Britânica de Ciência. Foi condecorado a câmara dos lordes, passando a ser chamado Sir Isaac Newton.

Muitos pensam que Newton foi apenas físico e matemático. Ele chegou a ser chefe da Casa da Moeda da Inglaterra.Mas tinha assuntos que o interessavam, como o estudo da religião.O assunto que mais gostava de debater era sobre a Trindade divina. Newton era unitarista, acreditava num Deus único, indivisível.Escreveu trabalhos sobre a redação da Bíblia, sobre possíveis códigos existentes nelas. Existem estudiosos de Newton que ele teria usado conceitos da Kabalah para descrever sobre a idéia de espaço no trabalho sobre gravitação.Newton também escreveu sobre métodos de interpretação de profecias bíblicas, no caso de Daniel (Antigo Testamento) e Apocalipse de João (Novo Testamento).Em muitos de seus escritos ele cita fontes mencionando os antigos, que podemos entender grandes mestres judeus (Rabbis).

Muitos historiadores de Isaac Newton não divulgaram o seu lado alquímico e teológico. Como Newton ficou muito conhecido mundialmente sobre a sistematização racional do estudo da Natureza, desenvolvendo uma matemática para explicá-la e que foi a base, ao lado das idéias de René Descartes, para todos os ramos da ciências até os dias atuais.Com medo de ofuscar o seu lado racionalista, os historiadores não falam muito sobre este lado místico de Isaac Newton. A alquimia ficou vista como pseudociência, e sendo Newton um dos elaboradores da ciência, ficarei meio estranho um cientista envolvida em questões pseudocientifícas.

Newton era uma religioso. Ele foi particularmente influenciado pelo pensamento maimodiano e algumas de suas visões religiosas tem traços diretos de Maimônides.O interesse de Newton por Maimônides é documentado. Possuia em sua biblioteca obras de Maimônides em latim e centenas de anotações que o citam.De acordo com Newton, contrário a idéia de Spinoza, D'us é transcendente ao Universo, e que, D'us é o Ser necessário. Como Maimônides, Newton rejeita a atribuição de percepções ou ações humanas em D'us. D'us percebe as coisas não da mesma maneira que os homens as percebem. Ambos é impossível o conhecimento direto de D'us, mas sim de forma indireta, através de Suas obras.
Profecia - Mundo acabará em 2.060!
Como falamos anteriormente, Newton dedicou muitos anos de sua vida no estudo das profecias nos livros de Daniel (Antigo Testamento) e do Apocalipse de João (Novo Testamento).

No dia 17 de junho de 2007, a Universidade Hebraica de Jerusalém abriu uma exposição de manuscritos de Newton.Em uma carta datada de 1704, Isaac Newton, físico e astrônomo inglês que era interessado em teologia e alquimia, fez um cálculo baseado em um fragmento da Bíblia, retirado do Livro de Daniel.

Segundo ele, 1.260 anos se passariam entre a refundação do Santo Império Romano por Carlos Magno, no ano 800, e o final dos tempos.




A Biblioteca Nacional da Universidade Hebraica herdou de um colecionador diversos manuscritos de Newton. (foto ao lado)

Nenhum comentário: