sábado, 3 de novembro de 2007

Para que serve a oração?

Para que serve a oração?

Em todas as religiões, as pessoas oram, fazem pedidos a D'us, a santos ou espíritos. Mas essas orações de fato funcionam, para atender o pedido das pessoas?



D'us precisa que oremos a Ele?

Como sabemos, D'us é o Ser Necessário. Nada pode existir sem Ele e nem Sua vontade. Tudo provém d'Ele. Ele é Perfeito. Simples. Sendo D'us perfeito, então nada pode lhe ser acrescentado nem retirado. Ele não tem necessidade! O Universo não foi criado por uma necessidade divina, mas sim porque sua essência (que é idêntica a sua existência e a sua vontade) assim o exigiu.

Na antiguidade, e até alguma seitas ainda fazem oferendas, holocaustos para divindades. No início da religião judaica, quando Moisés recebeu a Torah, ainda há resquícios de holocautos dedicados a YHWH, oriundos dos povos pagãos adjacentes aos hebreus.

Mas D'us não precisa de holocaustos em sua homenagem. Pois está escrito nos Psalmos: "Não preciso que matem nenhum cordeiro, pois todo os animais dos campos são meus. Não preciso pedir a ninguém!"
D'us também não precisa que provemos nossa fé. Na passagem em que YHWH pede a Abraham que, em prova de sua fé, ofereça seu querido e único filho Isaac em holocausto. Maimônides nos diz que D'us não precisa nos por a prova. De fato, D'us conhece tudo, transcende o tempo (para Ele não há presente, passado ou futuro), Ele já sabia o que Abraham faria. Nada pode ser ocultado de D'us, nem mesmo o sentimento dos homens. Santo Agostinho fala que D'us nos conhece melhor que nós nos conhecemos. Complementando sobre o sacrifício de Isaac, Maimônides nos mostra que Abraham não acatou imediatamente o que D'us teria pedido. Ele refletiu, pensou muito antes de tomar uma decisão. D'us não tem necessidade de fazer um pedido desse. Então, temos que aliar a nossa fé a razão.


Quando alguém ora, pede a D'us alguma, isso pode influenciar na vontade d'Ele? Mas D'us não tem necessidade e por Ele ser perfeito, sua vontade é imutável, pois se mudasse, não seria perfeito. (De fato, quem muda é devido a uma necessidade, desejo de melhorar, e isso em D'us não faz sentido.)
Jesus disse a seus discípulos que eles não fizessem que nem os pagãos, para não rezarem em demasia, pois antes que pessamos alguma coisa a D'us, Ele já sabe das coisas que necessitamos.
D'us não age de acordo com a vontade de cada um. As leis da Natureza (criadas por Ele) não tem que satisfazer a vontade de fulano e ciclano. Elas existem e pronto, segundo a sabedoria divina. Então não temos como mudá-las. As leis da Natureza representam a vontade de D'us. Pois está escrito em Provérbios: "Existe muitos planos no coração do homem, mas é a vontade de D'us é que se realiza."
D'us não fica feliz com uma oração, se não estaríamos admitindo mudança no seu ser, o que causaria mutabilidade, o que vimos que em D'us isso não ocorre.



A oração tem em vista a própria pessoa

A oração não tem um efeito em D'us. Ela tem um efeito no próprio orador.
Quando as pessoas ficam rezando, incessantemente, elas na verdade estão inculcando o que repetem, ficando com aquilo entranhado em suas mentes, sejam elas católicas, judias, budistas.
Quando um budista repete os mantras, ele está inculcando as virtudes que ele deve praticar. Mas tem-se um problemas: muitos budistas, que recitam mantras em chinês, mesmo sem saber esse idioma. Então, o que concluímos? É que não adianta de nada, pois de que adianta ficar repetindo algo se não sabo o que é esse algo?

Uma pessoa que está doente, ou está numa situação difícil, ela ora. E essa oração ajuda a confortá-la. Mas pesquisa confirmam que a oração ajuda muitas pessoas doentes. Muitos chamam de pensamento positivo. Em muitos casos, dependendo da doença, as pessoas se recuperam sensívelmente pela sua fé. Mas nem sempre se recupera, pois o 'poder do pensamento positivo' tem um limite.

4 comentários:

Van Ribeiro disse...

"Assim como o amante sente a necessidade de expressar o seu amor à amada, assim também a criatura sente o desejo de expressar seus sentimentos ao Criador Todo-Poderoso. Para o coração iluminado e para a mente esclarecida, a Palavra Revelada tem um efeito incomparável e uma força indescritível, pois é a trilha espiritual, o caminho e o meio pelos quais o Criador deseja e pode ser contatado."

Van Ribeiro disse...

"Sabe tu que, em verdade, convém ao fraco suplicar ao Forte, e a quem aspira às graças pedir ao Glorioso Deus de Misericórdia. Quando se roga ao Senhor, voltando-se para Ele e buscando graças de Seu Oceano, esta súplica traz luz ao coração, iluminação à vista, vida a alma e enlevo a todo o seu ser."

Deus não necessita de nossas orações, como o Sol não necessita que as flores e plantas cresçam para que ele exista. Sendo os dois, Sol e Deus, fontes de vida para este mundo contingente.

Orações não são só para pedir graças, ela é a conversação com Deus.

Textos do Antigo testamento:
Buscai o Senhor, enquanto se pode encontrar; invocai-O, enquanto está perto.
- Isaías, 55:6


... toda a carne virá prostrar-se diante de Mim e me adorará diz o Senhor.
- Isaías, 66:23


E acontecerá que, antes que eles clamem, eu os ouvirei; estando eles ainda a falar, eu os atenderei.
- Isaías, 65:24

Mas aqueles que contam com o Senhor renovam suas forças; dá-lhes asas de águia. Correm sem se cansar, vão para a frente sem se fatigar”
- Isaías, 40,31

Meu coração, ó Deus, está preparado, o meu coração está preparado. Cantarei e entoarei salmos no meio da minha glória.
- Salmos, 107:2


Louvar-Te-ei no meio dos povos, Senhor. E entoar-Te-ei salmos entre as nações, porque a Tua misericórdia elevou-se acima dos céus e a Tua verdade até às nuvens.
- Salmos, 107:4


O Senhor está perto de todos que O invocam, de todos os que O invocam com sinceridade. Ele fará a vontade dos que o temem, atenderá a sua

Van Ribeiro disse...

oração, e os salvará.
- Salmos, 144-18-19


Então as palavras da minha boca te serão agradáveis, e a meditação do meu coração será sempre na tua presença. Senhor, meu amparo e meu redentor.
- Salmos, 18:15

Allyne Evellyn disse...

Concebo a oração como uma forma de conversa do ser com o divino. É um contato do ser com seu eu interior, mas também com a força que governa o universo : Deus. O ser Superior que criou o que existe. Entendo Deus como uma pessoa, logo pessoas se sentem bem em conversar com quem amam. DEUS, AMANDO A HUMANIDADE SENTE-SE FELIZ AO CONVERSAR CONOSCO POR MEIO DA ORAÇÃO!