terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Viagem no tempo

É possível viajar no tempo?



Quantas vezes em nossas vidas não desejamos viajar para o passado e mudar alguma coisa que fizemos ou ir para o mundo futuro, ver as grandes modernidades? Não há aquele que nunca tenha desejado uma dessas coisas. Nos filmes de ficção científica, como “De volta para o futuro”, o personagem de Michael Fox viajava para o velho oeste, voltava o seu presente. Mas será que é possível que se faça tais viagens?



Teoria da Relatividade especial

Einstein primeiramente postulou que a maior velocidade que um corpo pode se mover é a velocidade da luz no vácuo (c = 300.000 km/s). E a velocidade da luz tem o mesmo valor em qualquer referencial, ou seja, se alguém viajar a uma velocidade de 100 km/h vai observar para a luz a mesma velocidade que outro observador movendo-se a 100.000 m/s. As implicações para isso são de que as medidas de espaço e tempo mudam de um referencial para outro. Isso foi uma revolução no pensamento científico, no início do século XX.

Antes, na física newtoniana, o espaço é homogêneo, para qualquer referencial mede-se a mesma distância. O mesmo ocorre com o tempo. E espaço e tempo eram entidades independentes. Já com a relatividade, o tempo transcorre de forma diferente conforme o movimento do observador. Para ilustrar o que acontece, vamos citar o “Paradoxo dos gêmeos”: Suponha dois irmãos gêmeos e que um deles vai fazer uma viagem espacial e o outro fica na Terra. O irmão viajante vai ficar fora durante 10 anos (no referencial da Terra) e esse viajante está a uma velocidade próxima a da luz. Para o viajante, essa viagem vai ter se passado algumas horas! Não importa o método que usa para medir tempo: relógio atômico, crescimento de cabelo, seja qual for! E ainda mais: o espaço e o tempo são uma única entidade, ou seja, espaço-tempo. E além do espaço-tempo serem relativos quanto ao referencial, a massa também é. A massa aumenta conforme a velocidade se aproxima a da luz. E o tempo passa mais lentamente conforme se aproxima a da luz. Mas esses efeitos são só perciptíveis para grandes velocidades (próximas a c). Para as velocidades do nosso quotidiano, os efeitos da relatividade não são sentidos.
E como saber que essa teoria é válida? Em experimentos com partículas, algumas tem um tempo de vida. Quando essas partículas são aceleradas em laboratório, suas velocidades muito próximas de c e o “relógio” na partícula anda mais devagar e, no referencial do laboratório, o tempo de vida dilatou.

No espaço-tempo podem surgir “túneis” que ligam dois pontos aparente distantes no espaço tempo. As abertura para esses “túneis” chamadas de “buracos de minhoca” Entrando por esse caminho espaço-temporal, podemos sair quase que imediatemente muitos anos a frente (ou atrás) . Mas há um problema. Esses “buracos de minhoca” são instáveis e são da ordem de um próton. Então é muito improvável que alguém consiga viajar por esses caminhos.



Simetria das leis da física clássica

Todas as teorias clássicas (física newtoniana, einsteiniana e eletromagnética) são simétricas no tempo, ou seja, se invertemos o sentido do tempo, essas leis continuam válidas. Essas não impedem em nada uma inversão na passagem do tempo.



Entropia

Uma cena comum é um copo caindo no chão e quebrando em muitos pedaços. (que sujeira!) Mas garanto que você nunca viu os cacos se juntando até reconstituí-lo. Por que você nunca viu isso? Isso se deve a entropia. Para tentar explicar em termos simples, podemos entender entropia como “o grau de desorganização de um sistema” e, pela Segunda Lei da Termodinâmica, a entropia (ou desorganização) do Universo sempre aumenta. Em alguns locais pode diminuir, mas a entropia do todo sempre que aumentar.



Podemos viajar no tempo?

Com tudo que expus, podemos chegar a conclusão de que podemos viajar no tempo SIM. Mas APENAS PARA O FUTURO! De fato, pela relatividade pode-se viajar tanto para o passado como para o futuro. Mas a Segunda Lei da Termodinâmica nos diz que não há apenas um sentido para o tempo. Os cacos dos copos nunca se juntam expontâneamente e nem as moléculas de um gás se acumulam no canto de uma sala. O tempo só pode transcorrer num sentido.
Para o futuro, é possível viajar. Mas para o passado não.

E se pudessemos viajar para o passado? Pense na seguinte situação: Você viaja para o passado, na época em que seu avô ainda não tinha engravidado a sua avó. Se você o matar, logo seu pai não iria nascer e, conseqüentemente, você não nasceria e, logo, não poderia voltar no tempo para matar seu avô!

Um comentário:

Jornal Alternativo disse...

Qual é a verdadeira definição de super homem para nietzsche