sábado, 26 de janeiro de 2008

A influência dos astros em nossas vidas

A influência dos astros em nossas vidas


Há milênios, o homem olha para o céu, vê uma infinidade de “estrelas”. Cria estórias de deuses que as habitam e estão a todo momento influenciando a vida das pessoas aqui na Terra.
As estrelas e os corpos celestes influenciam nossas vidas. E se influenciam, até que ponto?



Astrologia e Astronomia

Quando mencionamos as palavras “astrologia” e “astronomia”, muitos acham que se referem a mesma coisa. Os vocábulos tem mesma origem.

“Astronomia” significa regra ou lei relativo às estrelas.
Ciência que trata da constituição, posição relativa, movimento e, mais geralmente, dos processos físicos que ocorrem nos astros.

“Astrologia” significa estudo das estrelas.
Estudo e/ou conhecimentoda influência dos astros, especialmente dos signos do Zodíaco, no destino e comportamento humano.



Astronomia é ciência.

A astronomia, como vimos, é a ciência que estudo o movimento, a constituição e os processos físicos que ocorrem nos astros. Para uma área de estudo ser chamada de ciência tem teoria, observação, ou seja, fazendos experimentos que comprovem a teoria a partir de hipóteses e também, a partir de observações, conseguirmos construir teorias que possam ser testadas, por qualquer um. A astronomia tem todas esses requisitos.
Tycho Brahe (século XVII) fez observações das posições de alguns corpos celestes no céu. A partir dos resustados de Tycho, Johannes Kepler desenvolveu as Leis que levam seu nome, as quais dizem:
1º) As órbitas dos planetas ao redor de sua respectivas estrelas são elipses, e a estrela fica em um dos focos da elipse;
2º) A velocidade areolar é constante, o que implica que quando o planeta está mais próximo da estrela a sua velocidade aumenta e mais distante mais devagar.
3º) O quadrado do período da translação do planeta em torno da estrela é proporcional ao cubo da distância média do planeta a estrela.

A lei da gravitação de Newton, que diz: a força entre dois corpos é proporcional as massas destes e inversamente ao quadrado da distância, ou seja, quanto maior a massa, maior a força e, quanto mais distante um corpo está do outro, menor é a força. Esta lei está de acordo com as Leis de Kepler e todas válidas para as devidas limitações.

As teorias foram se aperfeiçoando para explicar fenômenos que ainda não eram explicados. A teoria da relatividade geral da relatividade geral explica a anomalia da órbita de Mercúrio. Einstein fez a predição teórica e esta foi observada durante um eclipse.

Para resumir: Ciência = Teoria + Observação



Astrologia NÃO é ciência.

A astrologia não é ciência, embora muitos pensem que é. A astrologia faz associação de configurações astronômicas com eventos terrestres. Uma determinada configuração de astros na esfera celeste é capaz de indicar, sugerir e/ouinfluenciar a personalidade e o destino de seres humanos nascidos na hora daquela configuração .

Ela (a astrologia) não possui capacidade preditiva, não leva a conclusões regulares, a consistência da teoria não é bem formulada. A astrologia para se tornar uma ciência, ela tem que ser capaz de dizer porque algo acontece e não apenas o que acontece; capacidade de prever e descrever eventos; validar seus resultados; limitar a capacidade de explicação aos contornos da teoria; produzir o avanço do conhecimento.

As grandes inconsistências são:

-Ignorância da grande lista de novos corpos celestes, mesmo no Sistema Solar (asteróides);
-Exigências inconsistentes de informações detalhadas sobre hora de nascimento em relação à latitude e longitude onde ele ocorreu;
-Ausência de correlação comprovada entre horóscopos e diversos testes psicológicos;
-Reprovação em diversas versões do “teste astrológico dos gêmeos”.




Algumas questões para os astrólogos

-Qual momento é crucial para uma previsão astrológica: a data do nascimento ou a data da concepção? Hoje sabe-se que a vida começa na concepção, e não no nascimento.
-Por que diferentes escolas de astrologia discordam tão fortemente entre si? E por que horóscopos de diferentes culturas são mais diferentes ainda, se os planetas continuam os mesmos?
-Se a influência dos astros atua através de uma força conhecida, por que os planetas são dominantes? Caso dependa somente da massa e distância, o Sol e a Lua deveriam sempre ser os mais influentes.
-Se a influência dos astros é veiculada por uma força desconhecida, por que ela independe da distância? Plutão, o menor, mais distante, com ano mais longo e o último astro a ser incluído nos cálculos astrológicos, tem o mesmo peso relativo que o Sol.
-Se a influência dos astros não depende da distância, por que não existe uma astrologia que inclua estrelas, galáxias e quasares? Também não são incluídos cometas, asteróides e corpos menores do Sistema Solar.
-Por que as previsões baseadas nos astros, mesmo somente baseada em tendências, ainda é tão boa (ou ruim) quanto um simples “chute”?



As influências mensuráveis dos astros no nosso dia-a-dia

-Tempestades e explosões solares (freqüente)
-Impactos causados por astéroidesou cometas com mais de 10 km de diâmetro (bastante raro)
-Explosões de supernovas próximas (bastante raro)
-A evolução normal do Sol (início daqui a ~ 1 bilhão de anos)
-Marés produzidas pelo Sol e Lua
-Explosão de hipernovascom feixe direcionado à Terra
-Raios cósmicos produzidos em eventos energéticos



Conclusões

Todos os testes referentes à influência do astros no nosso dia-a-dia, previsão de futuro ou descrição de personalidade não foram bem sucedidos.

A todo momento aparecem em jornais e televisões individuos que dizem prever o futuro, ganhando dinheiro e status com a boa fé das pessoas. Quando esse sujeitos fazem as previsões e não acontecem, caem no esquecimento e ninguém vai cobrar o erro. Mas, quando acertam, logo aparecem para se auto-vangloriarem de sua pseudociência (mas os casos de acertos estão dentro da probabilidade esperada para escolhas ao acaso).

Os astrólogos deveriam ser cobrados por fazerem propaganda enganosa, já que ganham dinheiro em cima de algo que não tem nenhuma base confiável.

Nossas características, personalidades não são condicionadas a posição dos astros numa determinada época, e sim devido ao local que nasce, dependendo da família e da cultura em que está imerso.

8 comentários:

Unknown disse...

não se esqueça que mais antiga é a astrologia....depois disso surgiu a astronomia...assim como no passado existiam os pajés e curandeiros , nos dias de hoje existem os médicos...os químicos, os biólogos....antes , os alquimistas...e feiticeiros...por isso o símbolo da medicina é uma cobra....a serpente era uma deusa ou o dragão..da fertilidade e fecundidade...O judaísmo veio combatento fortemente uma teoria de que movimentos dos astros e estrelas...governavam a vida na Terra...porque eles eram deuses...A astronomia é uma ciência que poucos conhecem...os planetas não podem ser comparados com o tipo de "vida" que temos na Terra..Quando a ciência diz que não existe "vida" fora da Terra..ela na verdade diz que "não há vida como a nossa"....mas pode haver vida...diferente da nossa? mas daí...a ciência classificaria essa vida como humana? o que é preciso para ser humano? ter um dna terreno? ou é ter certas características fundamentais de humanidade? inteligência, raciocínio...lógica, leis...etc? Não conhecemos sequer a vida terrena...a maior parte dos insetos não são catalogados..conhecidos...cada vez mais descobrimos novas espécies...imagina vida fora da terra??? Temos aí uns prováveis 3 milhões de galáxias....calculadas e só a nossa....possui incontáveis sistemas solares...demoraríamos 80 mil anos luz para cruzá-la....como arranjaríamos uma máquina que fosse capaz...de ser mais rápida que a velocidade da luz se Einstein desafiou isso? como algo pode ser mais rápido que a luz? 300 mil km por segundo? demoraríamos 300 anos só cruzando a via láctea...Talvez haja...."portas" , talvez o pensamento seja mais rápido...a velocidade que pensamos..talvez a matéria possa ser quebrada e recomposta ..ou seja..desaparecemos aqui e aparecemos lá...Essas portas podem ter sido pensadas por esse físico..alguma coisa que passasse de um local para outro...de uma dimensão para outra...de um estado de matéria para outro...como nos desenhos..ou filmes ...Não é brincadeira...certas pessoas chamadas santos..apareceram e desapareceram...como? algo aconteceu...ou é mentira ....o pensamento viaja a uma velocidade incrível....há..energia no pensamento? há expansão? eu penso que a ciência está descobrindo que há...que são como ondas...lembra quando inventaram o rádio? ondas sonoras...ondas curtas...etc..e eles estão por aí..os da humanidade toda....Por que não lemos os pensamentos? ..porque estão em alguma frequencia que podemos captar e isso é útil....para a maioria do nosso mundinho..mas pode mudar no futuro

Unknown disse...

Olha eu concordo com certas coisas q existem sim pessoas q enganam fazendo previsões em cima disso, so naõ entendo pq os astros a astrologia..astronomia não tem influencia em nossas vidas?
Sabe pq?..a maior parte das pessoas
ou seja nem os numeros de pessoas q até qdo vão ter filhos escolhem dia.mes..fase da lua e por ai vai..
vc como um grande sábio q sei q é, deve saber disso, pq Frank fazem isso e olha q é muitas gente q pensa assim, estamos todos errados?
pq não aprendemos isso desde de criança? pelo menos no meu tempo eu não aprendi, sei q hj é diferente, tb não sou tão antiga assim..rsrsrs, mas gostaria de entender melhor, seria so uma lenda? Tipo a fertilidade eu conheço pessoas q escolhem o dia pra isso, somos movidos so por energias? e o nosso pensamento, nossa mente cápta td? Pq não temos controle sobre nossos pensamentos, mesmo querendo não pensar em certas coisas, a gente não consegue parar de pensar?
Sei la...fico muito loka com td isso sabia?

Doctor Perplexorum disse...

Olá Neide! Eu também fico meio louco! rs. Pois bem, a astrologia, como falou a Khezia num comentário antes, é mais antiga que a própria astronomia. Então, por isso, ela está entranhada na nossa cultura durante milênios. Mas a astrologia não passa por testes mais rigorosos para que seja considerada como ciência. Ela não consegue prever personalidades, e há muitas coisas vagas.
Quanto às pessoas adotarem a astrologia para escolher a época em que seus filhos nascerão, empresas que escolhem seus funcionários pelo horóscopo, são por causa de algo incorporado à nossa cultura, e isso nós vamos incorporando dos nossos pais. O fato das pessoas ainda acreditarem na astrologia é mais por uma questão cultural e que pouca gente se preocupa em questionar, pelo fato da correria do dia-a-dia.

Doctor Perplexorum disse...

Com relação a época fértil da mulher, não pelo fato da influência da Lua. Cada mulher tem seu ciclo menstrual e que, comumente, é contado pela Lua. Não pelo fato da Lua influênciá-lo, mas sim como uma referência de contagem. O mês lunar dura 29,52 dias, o mesmo que o ciclo menstrual, por isso a lua é uma referência para determinar os dias férteis, entre outros.

Sobre pensamentos que não temos controle, temos que lembrar que nós somos condicionados pelo ambiente e época em que nascemos e, principalmente, pelo fator genético. Nossa herança genética influe sim, de forma compravada, em sermos pessoas mais calmas, mais agitadas, mais passivas, mais questionadoras, entre outras.

A lua tem influência em nossas vidas? Sim, pois ela que influencia as marés. Mas no aspecto de caráter e personalidade, com certeza não.

Consegui responder suas perguntas? Se não, me pergunte novamente que eu responda mais precisamente.

E não esqueça: não deixe de questionar!
Beijos!

Anônimo disse...

Doctor, seus argumentos contra a astrologia são ridículos e absurdos, da para ver que vc não tem minima idéia do que seja astrologia e baseia sua critica em horóscopos de jornal, que nada refletem o verdadeiro conhecimento astrológico.
suas questões para os astrólogos são totalmente mal formuladas sem nenhum conhecimento de causa, ora bolas, onde já se viu dizer que o sol e a lua não são os mais influentes na astrologia?? eles SEMPRE foram os fatores mais fortes do mapa astral, só que a astrologia não, para termos praticos não diferencia os astros como estrela, planeta, etc...chama tudo de astro ou de planeta, é claro que sabem as diferenças astronomicas entre eles, mas apenas simplificam para o estudo.
só concordo em uma coisa com voce, astrologia não é ciencia, e acrescento AINDA BEM QUE NÃO É CIENCIA, astrologia é arte, é magia, a ciencia e o racionalismo de pessoas como voce é que tem levado nosso mundo a ruina,a ciencia faz coisas terríveis como torturar animais em nome do conhecimento, fico contente que a astrologia não seja uma ciencia.

Doctor Perplexorum disse...

Anárquico,
Já que você acha que a ciência é a ruina da humanidade, só uma pergunta: Por que você usa computador para postar esse seu comentário, já que foi graças a homens de ciência que ele existe?
E a astrologia é o que? Arte de enganar os outros? Quem vive no obscurantismo, não deseja que a natureza das coisas sejam reveladas, com medo de que estes sejam desmascarados.
Ser a favor da ciência não significa ser a favor da matança de animais. Eu sou contra experiências com animais e contra qualquer tipo de sofrimento fútil aplicados a estes. Seja corajoso para manifestar suas ideias e deixar um espaço para receber as respostas.

Anônimo disse...

Muito bom... O doctor ainda anda por aqui?

Unknown disse...

Ela


Heksdbeo



Heekrb



Shslsnw