sábado, 5 de janeiro de 2008

O mundo é uma ilusão?

O mundo é uma ilusão?
As religiões orientais (budismo, hinduísmo, taoísmo) falam que o mundo no qual vivemos, ou seja, tudo o que vemos e acreditamos não existe na realidade. São apenas construções de nossas mentes. Será que vivemos de fato num universo ilusório?
O mito da caverna, de Platão
“Pessoas vivem no fundo das cavernas. Não tem acesso ao mundo exterior, pois estão acorrentadas. Elas só vêem sombras dos objetos exteriores projetadas nas paredes.
As pessoas que estão presas a essas cavernas, não tem noção de que existe um mundo a sua volta muito maior então, elas não têm como, por elas próprias, buscar sair dessa prisão. Só alguém que está fora da caverna é que pode libertá-los.
A pessoa que viveu durante muito tempo preso na caverna, quando liberta, ficará pertubada. Ficará pertubada em ver a luz pois, ao viver ficar muitos anos nas trevas, seus olhos não estão acostumados com a luz e preferem voltar a caverna, e continuar vivendo num mundo de sombras.”
Budismo
Sidartha Gautama, o Buda (do sânscrito: desperto, iluminado) que viveu no século VI a.C, era um príncipe que buscou conhecer o mundo além dos muros do castelo em que vivia. Abandonou o luxo e a fartura para essa experiência.
Andou por várias cidades da Índia, fez longo jejum que quase o levou a morte. Nisto Buda concluiu que não devemos viver nos extremos, ou seja, não deve-se alimentar em demasia, nem abster-se completamente.
Quando Sidartha entrou em meditação na floresta, foi tentado por “demônios” (bem parecido com a tentação que Jesus passou no deserto). E concluiu que o sofrimento vem do apego. E Buda também diz que o mundo é uma ilusão (maya).
Filme “Matrix”
A trilogia “Matrix” fala que após o desenvolvimento da inteligência artificial, as máquinas adquiriram consciência e começaram a se auto projetarem e parq obterem mais fonte de energia, escravizaram os seres humanos, como uma espécie de cultivo. As pessoas viviam em cápsulas, onde seus cérebros são ligados a um programa de projeção de realidade, no qual as pessoas pensam estar vivendo, mas vivem numa ilusão: são apenas um simulador da realidade. Apenas por impulsos nervosos, é possível ter a sensação de alegria, prazer, cansaço, fome. Mas, na realidade, estão todos presos a cápsulas, onde as energias vitais exaladas são utilizadas pelas máquinas para se manterem.
Quando o personagem Morpheus liberta Neo do casulo, este diz que não consegue enxergar e Morpheus responde: “Você nunca os usou”. Esse relato é bem parecido com o do mito da caverna de Platão, não é? Sim. Os produtores da trilogia Matrix, tiveram como fontes a filosofia grega, as tradições orientais já que estas acreditam que o mundo é uma ilusão.
As limitações da percepção humana
Os nossos cinco sentidos têm uma pequena faixa de percepção da realidade. Por exemplo, o olfato do cachorro é bem mais apurado que o nosso e audição deste (o cachorro) abrange frequências que o ser humano não pode captar. A luz visível para nós vai desde o vermelho até o violeta. Mas existe frequências além destas que nossa visão não consegue enxergar. Estamos muito limitados naturalmente para perceber o universo a nossa volta. Só temos como observar uma parcela da realidade.
Com o desenvolvimento da ciência, nosso horizonte de percepção aumentou bastante. Conseguimos “ver” coisas que a olho nu não enxergávamos, conseguimos escutar o que não escutávamos. E coisas que nem imaginávamos que existiam, conseguimos descobrir. Mas nossa percepção ainda é limitada. Melhoramos bastante, mas ainda há o que aprimorar!
O mundo de fato é uma ilusão?
Tenho um amigo budista que afirma que o mundo é uma ilusão. Ele diz que tudo o que existe a nossa volta não existe de verdade, é tudo uma projeção de nossa mente. Resumindo: nada é real. Tudo é ilusão.
Não concordo com ele. Para mim, o mundo não é uma ilusão. O que é ilusão é a forma de como percebemos as coisas. Se o mundo de fato fosse uma ilusão, então as leis físicas que descrevem a Natureza, também seriam uma ilusão e para que então a estudaríamos?
Maimônides no Guia dos Perplexos, fala sobre o que impede o homem conhecer a verdade:
1)As pretensões ambiciosas e rivalidades que impedem ao homem perceber a verdade tal como ela é;
2)A sutileza da coisa perceptível em si mesma, sua profundide e dificuldade de percebê-las;
3)A ignorância do que percebe e sua incapacidade de alcançar aindo do que é possível alcançar;
4)O costume e a educação, porque está na natureza do homem amar e ser atraído ao que lhe é familiar.O homem ama as opiniões que lhe são familiares e nas quais foi criado, fica presa à elas e teme as que estão fora. Pelo mesmo motivo o homem fecha os olhos a percepção das verdades e se inclina a seus hábitos, como ocorre com o vulgo sobre as questões de corporidade e de muitas coisas metafísicas. Isto tudo a respeito da forte influência sobre a maioria dos homens exercem a leitura dos livros religiosos e o hábito de tomar literalmente as palavras da Escritura que usam imágens e alegorias. O Rambam diz que esta causa de erro só existe entre aqueles que crêem na autoridade dos livros sagrados e que professam uma religião revelada por D'us. Contudo, esta fonte de erro também existia entre os gregos, porque o povo admitia a verdade das fábulas mitológicas. Aristóteles mesmo fala em diferentes passagens do poder do hábito e das crenças, que são, as vezes, um obstáculo para o conhecimento da verdade.
O homem que é criado dentro de um conjunto de crenças, ele se nega a conhecer coisas fora do mundo que vive. Ele vive num mundo de ilusão e desta não quer sair, como acontece com o “prisioneiro da caverna”: prefere continuar vivendo num mundo de ilusão do que encarar a verdade, nua e crua.
Não existe uma única ilusão. Cada um é criado e vive dentro daquela crença que lhe conforta melhor o coração.
Muita gente busca crenças que lhe dêem alegria para viver e que prometem numa vida feliz numa vida eterna. Muitos líderes religiosos e políticos se aproveitam da ingenuidade que estas pessoas têm e angariam grandes quantias de dinheiro para sustentar as crenças destas pessoas.
E, por mais que digamos que estas pessoas estão sento iludidas, elas não querem sair dessa cegueira.
Resumindo:as pessoas preferem viver numa ilusão pois é preferível viver numa ilusão confortante do que a vida de fato é.

10 comentários:

Pesquisa&Ciência disse...

nk..o que o mundo quer de nós .. e o que D'us quer de nós?
pois bem ..não tem como negar que nossa estada nessa dimensão nos faz sentir que tudo se movimenta em torno do material ..por mais que queiramos negar isso o mundo em que vivemos é material ..a água que bebemos é materia ...o alimento é matéria ..mas porque então darmos valor a matéria ? se o que importa é o que está dando a "vida a matéria" ..num outro ângulo, nossa mente ..pisquê necessita de sentimentos , sensações ..o alimento da alma ..mas como? então são duas faces opostas??Acredito que sim ..talves a resposta para a incógnita esteja tão próxima ..Quando pensamos em termos de valores pessoais hj em dia ..vc analisa o que primeiramente ??Quem é o fulano de tal .. o grau de importancia na sociedade é dado como?

De acordo com sua fé???

Nessa dimensão os valores são diferentes, terrenos ...ilustro então um exemplo..Um grande político, que conseguiu enriquecer-se as custas disso ...qual valor humano ele tem ? mas e o valor material ..isso não conta ?
Conta ..infelismente aqui conta ...Ninguem quer saber de onde vem ..mas que se tem ..Então qual o valor que temos que ter por aqui ???.. o material ???..aqui o que importa é matéria ..ilustro outro exemplo ..vc vê uma pessoa em sua direção , com aspecto de indigente ,malvestido sem dentes ,sem higiene pessoal ..imagina logo o que ?..pobre ..não tem nada , esquecemos de ver o que ele tem além disso ...sua mente pode ser tão elevada quanto de grandes gênios ..talvez seu conhecimento poderia superar ...quem sabe ..mas vemos e nos limitamos ali ..Um dia veio um senhor pedir comida em minha casa ..tinha um aspecto de indigente , preparei um prato , e levei ..e ele antes de agradecer perguntou meu nome .. eu respondi .. ele me disse.. seu nome significa abelha ..e foi falando ..a origem a história do meu nome .
Eu surpresa e curiosa perguntei-lhe .. mas como vc sabe isso tudo .. ele me disse sei falar ingles, francês espanhole tinha conhecimentos além disso pelo que me falou .. por um momento fiquei sem palavras ..vendo aquela imagem em minha frente tão necessitada e ao mesmo tempo tão elevada..Então vem a pergunta... esse mundo é ilusão ?
Sim.. é ilusão ..A verdade absoluta está em outro aspecto ..a verdade absoluta é D'us e não existe nada de absoluto aquipenso eu!!

Pesquisa&Ciência disse...

Somos viventes aqui para que isso possa tornar vivo dentro de nós a descoberta do porquê estamos aqui..cada um tem sua essência..e que se descubra isso mais cedo possível..eleve sua alma quanto antes ..pois a verdade absoluta está ao nosso encontro ..vem em nossa direção..sob forma de nossa fé..de nossos valores e princípios , e isso nos levamos por onde quer que passamos..as vezes pecamos em demorar a descobrir isso, mas importante é que mais cedo ou mais tarde tenhamos consciencia de que aqui é um meio de evolução , uma preparação para chegarmos elevados a D'us, deixarmos o apego material de lado e nos elevarmos a outros valores!!

Van Ribeiro disse...

Para os budistas, ele é uma ilusão, pois eles acreditam que este mundo é o reflexo do mundo espiritual. A verdadeira vida, é a da alma, e ela é eterna...Pensam que são seres espirituais, tendo uma experiência humana. Para outros é uma ilusão, pois não conseguem perceber quão maravilhosa é a dádiva da vida. Se virmos, com olhos materiais, a sequencia de acontecimentos...nascer, crescer, reproduzir e morrer...que ilusão, tudo acabou...uma peça de teatro no qual ele foi o ator principal...iniciou, viveu, aconteceu...pufff acabou.
Mas se percebemos que temos uma missão a realizar neste mundo...aí não é ilusão, é realidade!
Imagine você um feto na barriga da mãe...ali ele vive no mundo de ventre...qual é sua missão ali? desenvolver potecialmente os orgãos e membros para viver bem neste mundo, embora ele não os use ali dentro da barriga da mãe...olhos pra que? lá é escuro...pernas pra que? ele não anda...pulmões pra que?? não há ar..e por mais próximo que ele esteja deste mundo aqui fora, ele não pode compreendê-lo nem dimensioná-lo. E são nove meses de preparação para vir para este mundo. E nossa vida existencial aqui?? Para que estamos nos preparando?? Viveremos 70,80,90 anos?? O que devemos pacientemente desenvolver neste mundo??O que serão nossas pernas , nossos braços, nossos pulmões de nossa almas quando abandonarem esta forma de pós? O que será necessário para viver bem no próximo mundo?? São as qualidades do espírito, as virtudes que você desenvolveu aqui...sim, a paciência em suportar as provações ou aquela fila enorme no banco, o perdão a quem te fez mal, o amor ao diferente de você, a paz quando vc quer guerra, o desprendimento quando vc quer mais a se apegar as coisas materiais e as suas próprias idéias.
Para mim, o mundo é uma ilusão quando pensamos que ele é o reflexo dos mundos de Deus, que tudo que nele existe é para explicar verdades espirituais.
Para mim, não é ilusão quando penso que se estamos aqui é porque temos uma missão, que é amá-Lo e reconhecê-Lo!
Desculpem...acho que falei demais...
Abraço.

Van Ribeiro disse...

"Por vezes, meu estado parece um sonho,
Meu sonho parece a eles infidelidade.
Sabe que meus olhos dormem, mas meu coração está desperto;
Meu corpo, embora entorpecido, está cheio de energia.
O Profeta disse: Meus olhos dormem,
Mas meu coração está desperto junto ao Senhor da humanidade'.
Teus olhos estão acordados, e teu coração adormecido,
Meus olhos estão fechados, e meu coração diante da 'porta aberta'.
Meu coração tem outros cinco sentidos.
Esses sentidos de meu coração vêem os dois mundos.
Que um fraco como tu não me censure,
O que te parece noite, para mim é dia claro;
O que te parece uma prisão, para mim é um jardim;
O mais ativo trabalho, para mim é descanso.
Teus pés estão no pântano, para mim o pântano é uma rosa,
O que para ti é o lamento de um funeral, para mim é a festa
de um casamento.
"Enquanto pareço estar na terra, vivendo contigo na casa,
Ascendo como Saturno ao sétimo céu.
Não sou eu quem te acompanha, é minha sombra;
Minha exaltação transcende teus pensamentos.
Porque eu transcendi o pensamento,
Sim, corri para onde o pensamento não chega.
Governo o pensamento, não sou governado por ele,
Como o construtor é senhor da construção.
Todas as criaturas são escravas do pensamento;
Por isso é que tem o coração triste e sofrem tanto.
Mando a mim mesmo como embaixador ao pensamento,
E, logo, por minha vontade, desprendo-me novamente dele."
Rumi

Unknown disse...

na verdade é uma ilusão sim é a mesma coisa c vc c machuca a dor q vc sente não é real a sua mente que fais vc sentir a dor é como um jogo as nossas vidas nunca morremos nunca temos um fim apenas somos reprogramados para viver d novo mas atras disso tudo tem alguem q esta jogando esse jogo a mesma rotina q vc vai trabalha todos dias ou na escola o imreal é real disso eu sei e vou descubrir como sair deste jogo nos somos apenas um

luiz disse...

Somos apenas nada, dentro do nada, que pensa que é algo. Estamos presos dentro de um jogo de magia desgraçada que não nos deixa ver a realidade, é a mais pura ilusão, aí, vai depender de nossa vontade de conquistar a supremacia, abrindo mão de TUDO, MAS TUDO MESMO, abandonando e quebrando toda a palhaçada que aprendemos aqui. a partir deste momento você para de ser um idiota e começa a conquista do teu SER.

luiz disse...

Somos apenas nada, dentro do nada, que pensa que é algo. Estamos presos dentro de um jogo de magia desgraçada que não nos deixa ver a realidade, é a mais pura ilusão, aí, vai depender de nossa vontade de conquistar a supremacia, abrindo mão de TUDO, MAS TUDO MESMO, abandonando e quebrando toda a palhaçada que aprendemos aqui. a partir deste momento você para de ser um idiota e começa a conquista do teu SER.

AriPc disse...

a vida é uma ilusão para alimentar nossos olhos

AriPc disse...

Aí são 15 h o sol tá queeeente e aqui tá friiiio são 19 h a vida é uma ilusão para alimentar nossos olhos

Unknown disse...

É uma ilusão para quem não conhece a verdade.
E a verdade é Jesus.