sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Existem terras santas?

Existem terras santas?



Para vários povos, existem terras ditas sagradas, santas, devido a eventos a eventos que ali aconteceram ou por causa de mitos criados na região. Mas será que algo em especial em tais terras? Há algo de diferente em relação a outros lugares do mundo?



As terras santas

Para judeus, cristãos e mulçumanos, o atual estado de Israel e Palestina são berço de suas religiões. Lá está enterrado o patriarca Abraham, onde Jesus nasceu viveu e morreu e onde Maomé morreu. Existem templos e ruínas de grande significado. A mesquita da cúpula de ouro, as ruínas do Segundo Templo de Salomon destruído pelos romanos, a Igreja do Santo Sepulcro, a Via Dolorosa por onde Jesus carregou sua cruz. Há muita história na terra de Eretz Israel (Terra de Israel). E, infelizmente, muito sangue derramado.

Para os católicos, além da Terra Santa, há muitos lugares ditos santos, como Lourdes, na França, Fátima em Portugal, locais onde teriam ocorrido aparições de Maria, mãe de Jesus, sem contar com o próprio Vaticano.

Todo islãmico, pelo menos uma vez na vida, tem que ir até Meca, para orar na Caaba. Medina é outro local muito importante para o Islã.



A Terra está sempre em movimento

O que significa dizer que uma coisa ocorreu num local específico, quando sabemos que a Terra está constantemente em movimento, rodando em torno de seu eixo e seguindo a órbita do Sol? E que nós estamos numa galáxia em movimento, que faz parte de um Universo em expansão. Mesmo que você tivesse uma espaçonave e pudesse voar para qualquer lugar, nunca pode voltar ao local de um acontecimento passado. Não haveria qualquer equivalente do local passado, pois a localização depende de nossa distância em relação a outros corpos, e todos os corpos do Universo teriam, àquela altura, se movimentado consideravelmente.

E além disso, as partículas de terra, areia se movimentam devido aos ventos. Então boa parte da poeira que estava presente na presente na época de Jesus não está mais lá! A vegetação também se renova ao longo dos tempos, ou foram destruídas, outras foram colocadas.



D'us é onipresente

Acho que você concorda que D'us está presente em todos os locais. Pois caso não o estivesse, admitiria-se uma limitação espacial em D'us, que é o Ser infinito e eterno, logo necessário. Ele é o ente de "extensão" infinita.

A presença de D'us em cada lugar é diferente? Ou seja, em certos lugares sua presença é mais forte e em outras menos intensas? Caso for, estamos admitindo uma mutabilidade na essência divina, ponto a ponto no espaço-tempo, o que é totalmente contraditório, pois a essência de D'us é eterna e imutável.

Então não existe um lugar é mais santo que outro, pois D'us está presente em tudo em todos os locais. Ele não está mais presente numa sinagoga, do que numa igreja ou mesquita. Não está mais em Israel do que nos Estados Unidos, no Brasil, Índia ou Tibet. D'us está presente, da mesma forma em todos os países, em todas terras e em todos os seres.



Conclusão

Enquanto estou escrevendo e quando você estiver lendo este breve texto, nações estão se armando para lutar pelo controle de terras que elas consideram santas. Qual é a origem de todo esse sofrimento? A ganância e a esperteza de alguns e a ignorância de muitos. Os gananciosos e os mau intencionados deturpam os verdadeiros ensinamentos da religião, transformando detalhe em fundamento e fundamento em detalhe. Transformando em fundamento "tomar posse de toda uma terra" e tornando em detalhe "ame ao próximo como a si mesmo".

As terras que chamamos de Santas são de grande importância histórica, pelos fatos que lá ocorreram. E pensem: D'us está em TODOS os lugares e NÃO em alguns.

7 comentários:

Duny disse...

Hum,adorei seu comentario,assino em baixo..Terra santa n existe e sim terras historicamente,falando q sao os conceitos pre-estabelecido ,onde divide-se um povo e s culturas.Como tu falaste,devido a ganancia da minoria,usa-se a maioria como escudo pra s enteresses.D,eus opera em q lugar onde haja a fe absoluta de q cristao,essa e a verdadeira fe...bjs

Duny disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Duny disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Duny disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

para povos existem tradicionalmente....falando no geral tudo é santo...porque D-us é santo..então a obra de D-us é santa...o Universo é santo...sagrado....mas de acordo com sua religião e sua tradição vc vai considerar mais importante aqui ou acolá..pra mim Jerusalém é a cidade santa....não só pra mim mas para milhares de judeus e cristãos e até muçulmanos...Jerusalém é a jóia do oriente..a flor oriental mais cobiçada da humanidadekkkk uma lindeza.....mas há quem prefira meca..enfim..questao de fé..

Van Ribeiro disse...

A Terra Santa é o nome da antiga terra dos israelitas, hoje incluindo Israel, Cisjordânia (hoje sob ocupação israelita) e partes da Jordânia. A maioria dos acontecimentos bíblicos aconteceram na Terra Santa, que foi prometida ao povo israelita no antigo testamento.

Para mim a Terra Santa é o berço de várias religiões e onde também irá se restabelecer a Paz entre elas, mesmo a custa de muito sangue derramado.

Em Haifa, Israel, sob o Monte Marmelo, a Montanha de Deus, está o Centro Mundia Bahái,lugar de peregrinação dos baháis, onde há uma profecia de que os Reis e Governantes do Mundo, ali subirão e se reunirão para solucinar suas diferenças e resolver os problemas da humanidade.
Para ver: http://www.bahaipictures.com/pic/z050hr.htm

Yoel cunha disse...

Israel é a terra do grande rei, só que hoje não é Kadish (santa) pois o templo foi profanado e derrubado pelos Romanos. mas a promessa do eterno é Reunir as ovelhas (povos) perdidas da casa de israel que foi espalhada entre as nações.e restaurar não só erets israel, mas toda a terra, quando os elementos em chamas se arderão como diz as escrituras, não é a terra ter um fim e sim uma restauração da terra. voltar a ser o Jardim do éden.