sábado, 9 de fevereiro de 2008

É justo condenar Judas Iscariotes?

É justo condenar Judas Iscariotes?



Quando fala-se em traidor, vem a mente de muitos o nome de Judas Iscariotes, que era um dos apóstolos de Jesus e que o teria traído. E até os dias de hoje, no sábado de aleluia, fazem bonecos de Judas e o malham. Até que ponto é condenar alguém durante dois mil anos pela tal traição?
Jesus escolheu, um por um, seus apóstolos, aqueles a quem passaria seus ensinamentos e que espalhariam “as boas novas”. Judas Iscariotes era um deles, e era responsável pelas economias da comunidade de seguidores de Cristo.

Na última ceia, Jesus junto a seus discípulos, disse que um deles iria traí-lo. Falou Jesus a Judas que fizesse o que tinha que ser feito. Posteriormente, Judas, em troca de algumas moedas, entregou seu mestre às autoridades. Judas, após ver que Cristo nada fez em sua própria defesa, se arrependeu do que tinha feito e se enforcou. Judas ficou marcado na história como a representação do Traidor. E, segundo a tradição católica, Judas está queimando no fogo eterno do Inferno. Na visão dos cristãos, a condenação de Iscariotes ao inferno foi mais do que justa, pois ele foi responsável pela morte do deus encarnado.

Para um leitor mais atento e menos dogmático, vai notar que as peças dessa história não se encaixam para tal condenação de Judas. Vamos analisar segundo o significado atribuído a morte de Cristo na cruz na visão da Igreja.

A tradição católica afirma que Jesus deu seu sangue para salvar a humanidade de seus pecados, segundo o “mistério da vontade divina”. Tudo que Jesus iria passar, desde a sua traição até a sua ressurreição eram de seu conhecimento. Jesus escolheu cada um, com uma determinada finalidade: Judas iria traí-lo, Pedro o negou. Estava ciente de tudo.

Por tanto, se tudo isso fazia parte do “plano divino” da salvação, estava inclusa a traição de Judas! Se D'us “planejou” tudo, como condenar alguém que só seguiu suas ordens? D'us condenaria alguém ao fogo do Inferno pelo fato de ser umas das peças importantes da realização para salvação da humanidade?

O evangelho de Judas, um evangelho apócrifo datado dos anos 300, e que teria uma versão mais antiga, escrito em língua copta, fala que Judas era uma peça importante do plano de Jesus. As autoridades católicas reagiram de forma violenta quanto a versão desse evangelho.

Os cristãos caem em manifestas contradições! Querem condenar alguém que só fez o que D'us “mandou”. Isso só mostra como os dogmas, preconceitos cristãos são muito frágeis. A teologia mostra-se muito fraca frente a argumentos lógicos.

3 comentários:

vinicius disse...

Perfeito, sempre tive esta ideia, e concordo com o seu resumo sobre si mesmo, afinal, se nos julgarmos sempre certos e não nos questionarmos, não haverá possibilidade para melhoras, e nunca seremos mais do que somos.

vinicius disse...

Não sei como editar então segue complemento:

E afinal, estamos aqui para aprender, para sermos melhores, para sermos testados.

Bruno Mendes disse...

Não julgas para não ser julgado.
Jesus disse que um deles teria que trai-lo para que se cumprisse a profecia !
Judas pelo que eu estudei não se enforcou .. ele foi enforcado .. numa arvore pendurado em um precipício .
e sei lá como hj tem duas historias .. vai saber???
quem falou que Jesus não podia se casar ??? se Deus falou para que formássemos uma familia e filhos ??
Quem fala que Jesus bebeu suco de uva e não vinho ?? se ele nos entregou o vinho como simbolismo de seu sangue derramado e o pão como sua carne ??

bem .. entre outras que para aqueles que maldido é por confiar em outros homens não vai entender !!!
então que todos procurem a salvação (Jesus) e diz que quer ser salvo e não para ser santo !!! essa parte vem depois !!!
?Pois ele veio para salvar os pecadores (Eu estou desse lado .. e como estou ) e não aqueles que se diz santos !!!
quem disse que o dizimo é para o pastor ?? até onde eu sei a igreja somo nós !!! então que faça valer o dizimo para aqueles que precisa e não para um lugar de pau e pedra que se intitulou "A IGREJA" .. baboseira !!!

Abre o olho e enxerga o lobo !! que ele não perdoa .. e não vai vim com chifres e vermelho nao !!!
quem tem boca fala o que quer e quem confia ...

Pensamentos pessoal .. não estou dizendo que estou certo .. mais pra mim é esse o certo !!

Tire o que for de valor e me convença o contrario !!!

Que assim seja !!!
Bruno Reis M. Mendes