sábado, 9 de fevereiro de 2008

A origem dos nomes dos dias

A origem dos nomes dos dias da semana



Quem nunca se perguntou por que os dias são chamados “segunda-feira”, “terça-feira”, ... ? Para explicar, temos que voltar a época do Império Romano, antes da conversão de Constantino (280-337) ao cristianismo.

Como é sabido, o Império Romano tinha várias divindades, mas de 30.000. Os principais deuses ligados aos astros tiveram dias em suas honras. Vejamos:

Solis dies (dia do Sol)
Lunae dies (dia da Lua)
Martis dies (dia de Mate)
Mercurii dies (dia de Mercúrio)
Jovis dies (dia de Júpiter)
Veneris dies (dia de Vênus)
Saturni dies (dia de Saturno)

Com a conversão do imperador Constantino ao cristianismo, e sendo a Páscoa vindo do Pessach (Páscoa judaica) no início manteve uma semana de feriado pascal. E, a cada dia da semana, foi dado feriae (feriado), ficando assim chamados:

Solis dies => Feria prima (primeiro feriado) => Dies Dominicas
Lunae dies => Feria secunda (segundo feriado)
Martis dies => Feria tertia (terceiro feriado)
Mercurii dies => Feria quarta (quarto feriado)
Jovis dies => Feria quinta (quinto feriado)
Veneris dies => Feria sexta (sexto feriado)
Saturni dies => Sabbatum

O primeiro dia passou a se chamar Dies Dominicas (dia do Senhor) porque teria sido nesse dia que Jesus teria ressuscitado. E o sétimo dia manteve do Antigo Testamento, Sabbatum que vem de Shabbat, do hebraico que significa parar, cessar.

Com a queda do Império, os povos bárbaros invadindo certos locais tomaram posse de alguns costumes e identificaram suas divindades com as da mitologia greco-romana. Apenas na região que é Portugal que mantiveram a nomenclatura de “Domingo, segunda-feira, terça-feira,...” Nas outras regiões, voltaram a adotar o nome das divindades, alguns com modificações.
Português Espanhol Saxão Inglês
Domingo Domingo Sun's day Sunday
Segunda-feira Lunes Moon's day Monday
Terça-feira Martes Tiw's day Tuesday
Quarta-feira Miércules Woden's day Wednesday
Quinta-feira Jueves Thor's day Thursday
Sexta-feira Viernes Friga's day Friday
Sábado Sabado Saterne's day Saturday


Fonte: Revista Galileu – Junho de 2002 – nº 131

3 comentários:

Unknown disse...

Sim..são nomes de deuses..antigos ....e também meses em homenagem aos deuses e imperadores....Israel não deveria ter um mês chamado Tamuz....mas têm..e nos temos janeiro..dedicado a jano..fevereiro..dedicado a febros senhor dos mortos...agosto dedicado a Augusto que era divino assim como julio o primeiro césar..tb divino...coisa dos homens...de homens primitivos lógico...e daí a "tradição" fez com que continuássemos contando o tempo assim....Temos de dividir o nosso "espaço nele"...Nossa passagem é tão breve....que precisamos de horas, minutos e segundos..precisamos de semanas..de meses e de anos...para organizarmos nossa vida por aqui...seria caótico não contarmos o tempo de uma forma....internacional..e nem contarmos.....as unidades de medida..de peso..de massa.....imagine como seria a vidaa?? cada um imaginando uma coisa??? contando o tempo as semanas...da maneira deles? E sim...o domingo era o dia do sol e continua sendo curiosamente....mas dou uma resposta mais breve

cristina disse...

muito interessante ....na vida a gente só não aprende aquilo q não qr;;;;;;

cristina disse...

muito interessante ....na vida a gente só não aprende aquilo q não qr;;;;;;