sábado, 8 de março de 2008

Animais, nossos irmãos.




A palavra animal vem do latim, anima, que significar ser dotado do sopro de vida. Nós, seres humanos somos animais, temos vida. E todos os bichos que coabitam conosco na mesma casa, a Terra. E como é o relacionamento dos homens com os outros animais? O ser humano demonstra uma atitude nobre junto a seus irmãos?


Na natureza, cada espécie tem um papel na sua respectiva cadeia alimentar, ou seja, ela se alimenta de outras espécies e pode ser o alimento para outros predadores. Nós humanos nos alimentos de vegetais e outros animais, como peixe, aves, bovinos entre outros. E além disso, em épocas remotas, usava a pele de animais para se protegerem do frio. Tudo isso que mencionei, destina-se a questões úteis e apenas o necessário para o homem sobreviver. Mas, infelizmente, não é para o uso básico que o homem vem se aproveitando dos animais.


O que os ditos homens vem fazendo com as outras espécies animais está muito além da necessidade. Vou listar algumas práticas contra nossos irmãos:

-caça de animais para fins supérfluas, feita como um esporte, um passa tempo. Matam animais para tirarem suas peles, para fazer quadros, tapetes. Caçam aves para serem empalhadas e serem exibidas como troféus.

-Usam as peles de animais para a vaidade de "madames" e "dondocas" das altas classes. E os métodos para a caça dos quais são retiradas as peles são extremamente cruéis, muitas vezes deixando os bichinhos agonizando no meio da floresta, com suas patas dessepadas pelas armadilhas.

-Nos circos, os animais são espancados, açoitados para fazerem belos números. Ficam presos a jaulas apertadas. E seus tratadores, sem dó nem piedade, usam dos métodos mais cruéis para "domesticá-los" como a utilização de espetos, são acorrentados pelas patas. E quando não servem mais para dar shows, os circos soltam os bichos, já muito debilitados, os soltam e ficam expostos a qualquer predador, sem nenhuma chance de se defender.

-Rodeios e farras do boi: Na Espanha, os bois são soltos pelas cidades para que o povo se divirta com ele. No Brasil existem práticas semelhantes. Em Santa Catarina há a festa da "Farra do Boi", que foi proibida por lei, mas continuam a praticá-la as escondidas. O boi é solto, é atiçado com pancadas e começa a correr para um canto e outro. As práticas de rodeios são piores. Os bois são cutacados por varas, e assim ficam irritados quando entram na arena, fora as esporas usadas pelos vaqueiros. Mas tem algo pior: Os laços utilizados para amarrar os bois, são presos a seus testículos, de tal modo que, quando solto, o vaqueiro puxa o laço, apertando os testículos do boi. É muito sofrimento para um bicho. E, a custo de tanto sofrimento do animal, os organizadores ganham muito dinheiro. E ainda há o cúmulo de usaram a imagem de uma para pedirem proteção, para que os peõs não se machuquem! E por que eles não pedem para os animais não se machucarem? Garanto que a dor dos bichos é maior que a dos peões. E os organizadores ainda tem o discaramento de dizer que os animais não sofrem! Então por que esse indivíduos não amarram cordas em seus testículos e manda alguém puxar com toda a força?

-O uso de animais como cobaias para experiências. O que os bichos passam na mão de certos laboratórios é revoltante! Usam coelhos para testarem a química de xampus, sabonetes, desodorantes. Jogam sem pena nenhuma, esses produtos nos olhos dos coelhinhos. E ainda há coisas piores: abrem animais vivos, dão choques elétricos em certas áreas do cérebro, para verem qual a finalidade de cada uma. Especialistas dizem que não é necessário de animais para cobaias para experiências.

-Certos produtores de aves para abate, quando vêm que os pintinhos não são de "uma boa safra", os colocam nos trituradores.
Como deu para perceber, usa-se os animais, muitas vezes, para satisfazer a vaidade e a busca de lucro de monstros, que brincam com a vida de seres que tem vida como a gente, sentem dor como qualquer pessoa. Tais práticas são crimes, contra o mundo e, consequentemente, contra a própria humanidade. Como falou Leonardo da Vinci: "Chegará um dia que o crime praticado contra um animal será um crime praticado contra a própria humanidade." De fato, um sujeito que faz um mal a um animal, não terá muita dificuldade contra um ser humano.


Não façamos os animais sofrerem em vão! É verdade que nos alimentamos de alguns deles, mas é algo natural. Se matarmos, matemos apenas que seja suficiente para a nossa subsistência. Mas não os matemos para adquirir lucros, nem para alimentar nossas vaidades!

5 comentários:

Tia Regan disse...

É,meu querido.Ótima postagem.
Sempre fui apaixonada por animais,denuncio maus tratos,boicoto rodeios,evito produtos de empresas que patrocinam rodeios ou algo que sacrifique os animais.

Depois de ler Fisiologia da Alma de Ramatis;estou deixando de comer carne.

Por sermos a única raça que pode optar pela sua própria evolução e até nosso corpo se adapta para isso com a extinção dos dentes cisos por exemplo;creio que não olhar nossos irmãos animais como "coisas"é um grande passo.
Sempre tive cachorro,gato...agora tenho 2 lindas cachorrinhas.Bom,uma é poodle toy,presente prá minha filha,mas esta nada tem de fresca.rs
A outra,uma Labrastor(labrador preto com pastor.rs).
Já tive um pitt bull,assassinada com veneno;provou quem é o selvagem nessa estória torpe de "cão-assassino".

Cães,em especial,ensinam a maior das lições:o amor incondicional.

Uma lição desta amplitude só poderia ser ensinada por quem realmente a assimila sem precisar de palavras,ações.;)

Duny disse...

Parabens....esta otmo sua colocaçao a respeito,isso nao e fantasia nao,como diz vc em rodeios famosos como de Barretos,pioes ganham carros do ano c premio,um horror,empresario embolsa milhoes,vc sabe,cidade chamada de capital do rodeio,visto internacionalmente por grincos rs bela aroba ne...Tdos cidadoes dessa natureza deviam ser submetido ao teste de sobrevivencia hum,seria otmo ne...
Caça e pesca pela sobrevivencia,poucos sabem disso,devem ter faltado no dia da aula rssr.Ja vi uma vez o rodeio em MG,como te disse,e realmente como vc narrou igualzinho,pena q acham ser lazer ou cultura como querem chamar,realmente poucos sabem dicernir uma boa cultura,pena mesmo!!!!
Beijao,s leitora assidua,sempre rsr.

Tia Regan disse...

Ah,curiosidade...sedém,aquela corda que pressiona o intestino do boi,além dos testículos;no dicionário tem como sinônimo,SILÌCIO.

Ou seja,é instrumento de tortura assumido.

Unknown disse...

bom acabei de falar disso sem ter visto o novo tópico sobre animais.....mas estamos mudando...há uma consciência cada vez maior sobre o sacrifício das espécies..sobre esses casacos de pele de madames....
eu acho as touradas primitivas porque matam o touro....além de ferir o animal....farra do boi etc
tb não concordo com a crueldade de circos que para adestrarem torturam os animais
sobre os rodeios eu não sei...porque já li que eles apertam a virilha do animal para que sinta dor...e colocam um tipo de pó de mico no cavalo pra ele sair pulando..dão choques....pra irritar o animal.....
mas aqui na minha cidade bois são tratados com toda a pompa esses de rodeios...e cavalos...mas o ser humano é cruel amor....velhos pangarés....vão pro abatedouro que depois exportava carne de cavalo..é isso aí
boi no final..vira churrasco...é cruel porque se vc e o dono o animal confia em vc e daí vc vai lá e o mata sem piedade para comer....ou pra fazer churrasco...eu não tenho coragem mas minha avó tinha galinheiro e matava as galinhas....isso já faz tempo shalom

Unknown disse...

Frank uma das postagem q mais amei,
vc deve saber o qto amo os animais,
tanto é q nem carne como, pois sinto dores de saber o q fazem com os animais, assumo q sou 100% cachorreira...pois na minha opinião o mundo deveria ser habitado so por animais,não suporto o povo do Sul, desculpa mas acho q lá q ocorre o pior contra os animais, detesto rodeios, naõ sei pq ainda existem?
Pq não existe uma lei pra não façam mais rodeios? Mas q seja extindo de verdade q não fique so no papel. Meu pai disse um dia pra mim q iria me internar, pois diz q sou maluca,pq me recuso a comer a carne, ele diz q foram feitos pra isso pra comer afffffffff.....eu detesto,olha um dia eu vi a carrocinha passando na rua p/a pegar os cachorros...não vacilei peguei pedra e joguei nos caras da carrocinha..rsrsrs..eu nunca mais vi eles passarem por aqui, tb cuido de muitos cães q ficam na rua qualquer barulho estranho q cães tipo choro eu saiu e brigo rsrsrsrs
aqui na rua as pessoas tem o maior respeito comigo por causa disso..
Sempre digo q qto mais conheço os homens mais amo os animais...
Beijos pra vc, Parabéns ..