quinta-feira, 6 de março de 2008

O que é ser uma pessoa independente?

O que é ser uma pessoa independente?




Quando tinha em torno de 17 e 18 anos de idade, via alguns conhecidos na mesma faixa de idade dizerem querer ser independentes, morar sozinhos, comprar aquilo que bem entenderem sem que os pais dissessem. Mas tinha um detalhe importante: não possuiam um emprego.
E outro dia, numa reportagem na televisão sobre o aumento no uso de cartões de crédito por parte dos jovens na faixa de 20 anos de idade. E nesta, foi entrevistada uma garota que falou: "Eu ainda não tenho emprego, mas tendo um cartão de crédito tenho independência para o que quero comprar."

Primeiramente, como uma garota dessas pode dizer ser independente pelo simples fato de possuir um cartão de crédito e não ter um emprego? No final do mês, quem paga as contas do cartão? Ela? Eu acho que não... E dos jovens, na minha época, e que existem por aí, que moraram sozinhos, para se dizerem "independentes" e não tem nenhum trabalho? Quem paga as contas (condomínio, luz, água, gás, telefone) de onde moram? São eles???

Pelo que eu saiba, ser independente é não depender de ninguém para se sustentar. A pessoa consegue pagar tudo aquilo que lhe é necessário. E vem esses bobos dizerem ser "independentes" quando os pais bancam tudo. Acham que só pelo fato de comprarem o que querem e morarem fora da casa dos pais são "independentes".

Certa vez, vi a namorada de um amigo dizer: "Como pode, dois rapazes, que eram irmãos, com essa idade (cerca de 23 anos) ainda morarem na casa dos pais?" Na cabeça de muito jovem metido a 'esperto', viver na casa dos pais até a idade de 20 a 30 anos é ser bobo, dependente da família. Acho que não. Tem muita gente que mora na casa da família até 30 anos, tem emprego, compra o que quer, ajuda nas coisas de casa e estes são mais independentes que aqueles que não moram na casa da família mas o papai paga todas as suas contas.

4 comentários:

Tia Regan disse...

É,querido Frank,o que + vejo no meu trabalho são transtornos emocionais,afetivo-familiares por conta deste consumismo que vivemos.

Ninguém se dá conta de,como disse o sábio"nenhum homem é uma ilha".E nem teria como.Pelo menos se quero energia,ágüa,alimentação em casa;já sou dependente.Pago sim,mas isto não evita eventuais problemas como o apagão,falta de ágüa,etc.

As palavras nos ensinam tanto.
Quando inicio estudo de caso e quero ampliar minha abordagem,por incrível que pareça,recorro ao dicionário.

Somos seres humanos.SER humano.SER.
+ do que substantivo,me atrevo a olhar como o verbo SER.E não o TER.

Me assusto ao ver que décadas se passam,a personalidade é formada e a grande maioria dos jovens,ou "velhos adolescentes"de mais de 30 anos;não vivem sem os pais.Facilita sim,se não há conflito tudo bem;mas a maioria mesmo,prefere o conforto para poder gastar mais consigo mesmo.O tal do status.
Viveram toda uma infância,adolescência sem noção da diferença de algo conquistado e algo comprado(se eu não pago,melhor ainda).

A conquista,virou bobagem.
Se posso passar o cartão,me satisfaço sem preocupação.E tenho ainda,quem fique com a parte chata:pagar.
E a maioria,encosta esta compra num canto em menos de 2 semanas para se enebriar com o prazer da posse.
E quando pais chegam,perguntam o que fazer;a ética e o profissionalismo não me permitem;mas dá vontade de fazer uma cara de interrogação e dizer:"Mas só agora quer fazer alguma coisa?".
É...a conquista da evolução maior não são para antropólogos,cientistas;mas para cada indivíduo,indepente da formação acadêmica.

Para quê evoluir se tenho meu Visa?

Triste fim de Policarpo Quaresma...rs.Beijos!

Duny disse...

Frank!!! muito boa s colocaçao a respeito do tema mencionado.Acho q indepencia n sentido da palavra vai muito alem,somos seres racionais em evoluçao;portanto dizer independencia,pode ter sim na casa dos pais,pois um ser independente ja nasce ao e opçao:
Sempre fui independente mesmo morrando c meus pais,tive os melhores empregos,carro proprio etc
Sempre fui eu la em casa a insentivar a independencia ate mesmo com meu paie irmaos acomodadinhos rsrs
Hoje posso dizer com tdas as letras s independente de crença finanças e ate mesmo pre-conceitos q servem somente para criticar e destabelizar suas realizaçoes,em ambito geral,fora pre-coneitos rs!!!Cada cabeçae uma sentença e ser livre e a melhor coisa q Deus nos concedeu...viva a vida ela e nosso molde perfeto ...
bejux ..paiciencia rs.

Unknown disse...

boa tarde gente eu sofro muito com isso eu casei muito cedo,tive filho muito cedo então hoje dia trabalho mas meu marido mas eu não sinto que tenho a minha independençia.
eu preciso de ajuda eu não aguento mas eu quero e eu preciso se independente

Unknown disse...

boa tarde gente
eu no momento trablho com meu marido nunca tive independençia própria sofro muito com isso ja sair da casa de minha mãe pra morar com meu marido tive filho cedo então eu mesmo trabalhando na minha opnião eu não tenho independençia própria eu quero e eu preciso disso.