domingo, 29 de junho de 2008

A verdadeira religião

A verdadeira religião



O vocábulo "religião" vem do latim, religare, que siginifica religar. A busca do homem em se religar ao divino, que se afastou da humanidade e que, na visão destes, Ele (D'us) está muito distante. E, para buscar essa religação com o divino, indivíduos auto-proclamam-se profetas, criam rituais e dogmas para agradar a D'us e guiar o povo. E para alimentar tais crenças, colocam os seres humanos como centro do Universo, como se D'us os considera acima dos outros seres e coisas no Universo. Vamos analisar cada um desses argumentos e tentar mostrar o que significa a verdadeira religião.



Os acontecimentos naturais e a vontade de D'us.

Como dissemos em outro tópico, os acontecimentos naturais não são nada mais que a vontade de D'us. D'us é eterno e imutável, não pode sobrevir n'Ele nenhuma mudança. A Sua vontade é idêntica à Sua essência. Sua "vontade" não pode ser identificada com a vontade humana, já que esta vem de uma necessidade por algo que não tem, e isso, em D'us, não pode ocorrer pelo fato de que, se o fosse, implicaria que D'us necessite de algo que não tem, então adimitiríamos na existência de um D'us imperfeito. O "agir" e a "vontade" em D'us são as mesmíssimas coisas. Ele só age segundo Seus desígnios. E estes são eternos e imutáveis., como falei anteriormente Sendo eterna e imutável a Sua "vontade", então desde que D'us criou o Universo, se assim podemos dizer, as Leis que Ele colocou na Natureza também são Eternas e Imutáveis. Caso D'us interferisse nos acontecimentos naturais, ou como disse Isaac Newton "D'us interfere no mundo para colocá-lo nos eixos, como se dar corda a um relógio." significaria que D'us tem volições, e mudaria algo que Ele mesmo fez, adimintindo-se, assim, uma mutabilidade em Sua essência.
Então, tudo o que aconteceu, acontece e acontecerá são provenientes das Leis eternas e imutáveis da Natureza, que são as próprias Leis de D'us. Quem pensa que D'us interfere no mundo para operar milagres ou castigar os homens, que causa eventos sobrenaturais, está adimitindo uma imperfeição no D'us e que este age como os homens.



O mundo não foi criado para os homens.

Os crentes acham que tudo o que existe no Universo, foi feito por D'us para servir ao homem. E sustentam tais opiniões com base nos livros religiosos; que o animais para servirem de alimento e ajudar nos trabalhos; o Sol e a Lua para contar os tempos e as estações.
Mas com o bom senso, é possível ver que tal pensamento é facilmento refutável. Basta olharmos para o céu e ver a grande quantidade de estrelas, astros. Elas são milhares, milhões, bilhões. Os milhões de galáxias e nessas milhões de estrelas. Estrelas com 100, 1000 vezes o tamanho da nossa estrela, o Sol. O Sol, que é 1 bilhão de vezes o tamanho da Terra. Nós humanos, que somos como bactérias diante do tamanho do nosso planeta. Somos poeiras no Universo. O que podemos ver o quão somos pequenos diante da infinitude do mundo. Não estamos acima de nenhum elemento ou ser da Natureza. Somos integrantes, ou melhor, peças da grande máquina que é o Universo.



Ignorância: prisão da mente.

Estudando, pensando e questionando é que poderemos nos libertar de grilhões, de dogmas irracionais, superstições que em nada nos ajudam. Muito pelo contrário: nos tornam escravos de sacerdotes e líderes religiosos que se dão muito bem. As pessoas tornam-se "massas de manobra". As atividades nossas não devem se basear no medo pelo desconhecido, ou que venha a ser castigado por D'us. Não devemos pensar em D'us como um ser mesquinho, vaidoso, que fica contente com orações feitas a Ele. A Ele não devemos atribuir nenhum antropomorfismo e cairmos em idéias que só nos afastam do verdadeiro significado de D'us. A ignorância é a vedação dos olhos perante as coisas que acontecem ao nosso redor.

O bom senso nos faz ver que não importa qual religião a pessoa siga: em todas elas, os seus seguidores estão sujeitas aos mesmos tipos de sorte (riqueza, pobreza, saúde, doença...) e a ter os mesmos sentimentos e atitudes (amor, caridade, ódio, inveja), seja qual for a crença, ou nenhuma. Basta observar!




Qual a verdadeira religião?

Por tudo que expus, podemos ver que o homem não existe a parte do resto dos outros elementos da Natureza. Que nele vive com uma parte, um membro.
O fato do ser humano buscar uma religação com D'us que, na concepção dos homens, está longe, acima dos céus. Os cristãos acreditam que D'us mandou Jesus como uma ligação entre Ele (D'us) e os homens. Mas todos eles enganam. D'us não está além dos céus. Ele está em toda a parte, em todos os seres, vivos ou não, está em todos nós! O verdadeiro "religar a D'us" significa nos conscientizarmos que não podemos viver sozinhos, isolados da Natureza e de nossos semelhantes. Devemos no Todo, para que esteja em harmonia e isso nos levará a uma vida melhor.

A grandiosidade, para não dizer a infinitude, do Universo nos ensina a sermos humildes e que pouco somos isoladamente da Natureza.

O verdadeiro religar é a nossa religação com a Natureza, para que vivamos em harmonia com esta e que , ai sim, estaremos religados a D'us, que é o Todo, sem pensamentos e lutas mesquinhas. E praticando o bem pelo próprio bem, e não para fugir do mal. A verdadeira religião está em respeitar nossos semelhantes e aos outros seres e elementos da Natureza e que isto significa amar o próprio D'us.

6 comentários:

sandra cruz disse...

De acordo com a Bíblia Sagrada,que é a minha regra de fé e conduta,a verdadeira religião é o AMOR ÁGAPE,que procede de Deus,através de Jesus Cristo que,sendo Deus,veio à terra por amor a todos os pecadores[pecadores são os que não aceitam o amor de Jesus].
Meu e-mail: pra.sandra@oi.com.br

sandra cruz disse...

Já que vc gosta de números,existe algo maravilhoso para pesquisar,que são os números de Deus,que vai lhe proporcionar conhecimento e prazer.

Unknown disse...

Concordo em número e grau.

Unknown disse...

olha..eu penso que essa visão hoje mudou bastante...hoje não vemos mais o Universo para nos servir...é uma forma antiquada e errada de perceber as coisas....Tudo foi feito por D-us com uma finalidade que só ele de fato sabe....porque se a divindade estava em perfeita harmonia consigo mesma....não haveria necessidade de criar ninguém...e muito menos D-us sentia falta de alguém...D-us criou todas as coisas por desejar compartilhar a vida.....embora nossa vida possa ser comparada a um sonho como disse...porque apenas D-us existe e nada mais...realmente. Nós dependemos da existência D-le e do querer do mesmo...então somos realidades subjetivas..Ele vive no presente passado e futuro e por isso pra ele tempo não existe...onisciente conhece tudo..o fim das coisas....das almas..mas acredito que esse fim seja bom sabe porque?
ja reparou no movimento dos astros? se a Terra girasse em torno do próprio eixo...cm uma velocidade um pouco mais ....rápida ou mais lenta? se aumentasse ou diminuisse a velocidade com que dá a volta em torno do sol?? e porque isso nunca acontece??? porque quem criou o big bang....é uma inteligência ordeira.....tudo passa por um ciclo que termina...e tudo segue um relógio universal pra lá de sincronizado...e se o homem viola alguma lei....universal...sofre as consequências...Acredito que existam leis que ainda não foram descobertas....equações matemáticas não resolvidas....deve haver atalhos.....no universo diminuindo a distância entre as galáxias....
o final de um ciclo e o nosso chegará a um final não significa a destruição dos ciclos divinos...é o reinício de outro sempre....shalom

Unknown disse...

ah sim somos parte da natureza..se destruimos um ecossistema do planeta nos destruímos e estamos percebendo isso só agora..antes tarde que nunca...mas estamos vendo que se extinguimos tais e tais espécies..os piores prejudicados poderão ser nós mesmos..seres humanos.....então , devemos sim nos harmonizar com o ritmo do planeta inteiro e respeitar as formas de vida....eu não concordo que tenhamos de continuar com a matança de tantos animais..nem a alimentação realmente..justifica as barbáries....que os homens cometem..

Van Ribeiro disse...

Acredito também que esta idéia que o Doctor falou de que o homem pensa que tudo que existe no mundo é para servi-lo, é ultrapassada...Claro que há algumas pessoas que ainda pensam assim, mas vibra um nova vida em todas as coisas criadas, um despertar na consciência de muitos homens,um despertar de que somos parte de um planeta! A Natureza tende a eliminar aquilo que lhe faz mal .A humanidade já está sofrendo as consequencias do consumo desenfreado de seus recursos, do desmatamento, da poluição, do consumo excessivo de carne, etc...Estão aí, os katrinas, os tsunamis, o aquecimento global...O que estamos vivenciando hoje, esta febre do planeta, nada mais é que a consequencia da própria ação do homem. Diante de tantos avanços nas ciências, tantas descobertas nos ramos de tecnologia e informação, viagens pelo espaço, etc...ainda deixamos nossos irmãos africanos morrerem de fome e de doenças, deixamos que meninas de 9 anos se prostituam, deixamos as guerras acontecerem, deixamos que meninas tenham seus órgão genitais mutilados, assistimos inertes as notícias de jornais. A humanidade passa por um momento de escuridão, ela se encontra dormindo, sem perceber quem é sua a "Verdadeira Guia", e que Ela já veio, ainda não percebeu que a educação moral e espiritual ( e não só as dos livros e do conhecimento) é necessária para lidar com tantas descobertas e tantas informações. Como uma pequena criança com uma faca na mão, avançamos ao momento da maturidade e receberemos esta educação de quem???
Cristo, trouxe sua mensagem de amor e perdão há dois mil anos atrás. Hoje, nos é pouco só amar e perdoar! Precisamos despertar que o mundo, é um só! Religare!!!Religare!!!Unidade na diversidade!!!A verdadeira religião é que liga os povos do mundos, judeus a cristãos, muçulmanos a budistas, brancos aos pretos, amarelos aos vermelhos, americanos a árabes, homens às mulheres, pobres a ricos e todos a um Deus único e verdadeiro!
" A Terra é um só país e seus habitantes seus cidadãos" Escrituras Baháis